Siga o OTD

Vôlei

Taubaté supera São José em clássico regional no Paulistão

Em jogo duríssimo, taubateanos buscam a virada, alcançam terceira vitória e mantêm liderança do estadual

Taubaté Paulista masculino de vôlei
Renato Antunes/Maxx sports

Jogando na noite desta terça-feira, 10/09, o EMS Taubaté Funvic conquistou sua terceira vitória no Campeonato Paulista Masculino de Vôlei, ao derrotar o São José por 3 sets a 1 (25×27/26×24/25×19/25×21). Com mais esta vitória, os taubateanos chegam a três resultados positivos em três jogos, se mantendo na liderança do estadual com 9 pontos ganhos.

O jogo: O técnico Maurício Thomas colocou em quadra a equipe inicial com Rapha, Lipe, Vissotto, Mesa, Renan, Symon e Rogerinho como líbero. Entraram ao longo da partida Fabiano e Matheus Celestino.

O primeiro set começou com bastante equilíbrio. Os dois times começaram variando bastante o saque, com o EMS Taubaté Funvic cometendo mais erros no serviço. O São José manteve uma defesa bem sólida e o bloqueio também funcionando. Os taubateanos conseguiram equilibrar as ações e os dois times passaram a se alternar na liderança do placar. O final do set foi muito emocionante, com várias disputas de bola e alternâncias na liderança. O Taubaté conseguiu salvar dois set points adversários, mas o São José manteve o bom volume ofensivo e fechou em 27 a 25, em 28 minutos jogados.

O segundo set começou com o São José forçando o saque, e complicando bastante a recepção e o passe do Taubaté. Cometendo mais erros de ataque, os taubateanos saíram em desvantagem e precisaram fazer um jogo de recuperação. A reação veio com o saque variado, que forçou mais erros de passe dos joseenses. O bloqueio do Taubaté funcionou bem no segundo set e foi um dos fundamentos decisivos do período. O jogo seguiu equilibrado, e pelo lado taubateano as jogadas com o ponteiro Lipe foram as bolas de segurança do levantador Rapha. O Taubaté confirmou a vitória por 26 a 24, em 29 minutos.

O terceiro set foi de maior superioridade do EMS Taubaté Funvic, que manteve um saque forçado bem encaixado durante todo o período, bem como o bloqueio continuou sendo efetivo. Com o ponteiro Lipe desfilando um vasto repertório de jogadas em noite inspirada, o Taubaté conseguiu abrir vantagem que chegou a cinco pontos, e manteve o bom volume de jogo para fechar em 25 a 19, em 22 minutos.

O quarto e último set voltou a ser de grande equilíbrio. O São José apostou no saque tático, forçando erros do Taubaté. Foram várias bolas que renderam disputas emocionantes, lance a lance. Individualmente, o destaque do EMS Taubaté Funvic continuou sendo o ponteiro Lipe. Com o jogo empatado, o ponteiro Renan passou pelo saque e teve uma ótima sequência, quando o Taubaté conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. A partir daí a equipe da casa, empurrada pela grande torcida que compareceu ao ginásio, encaminhou a vitória por 25 a 21, fechando a partida em 3 sets a 1, em 1h55.

Após o jogo, o auxiliar técnico Maurício Thomas, que está no comando da equipe enquanto o técnico Renan Dal Zotto está com a Seleção Brasileira, comentou sobre as dificuldades da partida diante dos joseenses:

“O São José já havia feito uma grande partida contra o SESI na rodada passada e nós tínhamos estudado esse jogo deles. Nós treinamos para enfrentá-los e sabíamos das dificuldades. O primeiro set foi duro, nós não conseguimos achar as soluções para o jogo que eles propuseram. No segundo nós já estivemos um pouco melhor, melhoramos o passe e o ataque voltou a funcionar. E nos sets seguintes a mesma coisa, foi um jogo duríssimo, e acho que o diferencial para vencermos esse jogo foi o nosso saque, que a partir do terceiro set passou a entrar muito bem, e desequilibrou a partida.”, analisou o treinador.

O maior pontuador da partida foi Bahiano, do São José Vôlei, com 23 pontos. Pelo EMS Taubaté Funvic, o maior pontuador foi o ponteiro Lipe, com 19 pontos anotados. O oposto Vissotto foi o segundo maior pontuador da equipe taubateana com 17 êxitos.

Mais em Vôlei