Siga o OTD

Vôlei

Final da Superliga acontece domingo no Mineirinho. Confira o balanço dessa edição!

Faltando apenas dois dias para a final da Superliga masculina de vôlei 2016/2017, o principal campeonato da modalidade no país já começa a deixar saudade. Foram 162 jogos realizados, ainda falta um, 12 equipes envolvidas neste naipe, 209 atletas inscritos, 10 cidades envolvidas, e uma torcida fanática por voleibol que lotou ginásios pelo país, inclusive em Belém (PA), onde não há time, mas que recebeu uma partida entre Vôlei Brasil Kirin (SP) e Sesi-SP, com o total de 7.450 pessoas.

Para a final da Superliga deste domingo (07), a expectativa é de cerca de 14.400 pessoas lotando o Mineirinho. Todos os ingressos colocados à venda esgotaram desde a última quarta-feira (03) e todas as cortesias, aos clubes finalistas e patrocinadores, foram distribuídas. Sada Cruzeiro (MG) e Funvic Taubaté (SP) irão jogar sob o calor de uma torcida apaixonada e empolgada, que terá a chance de ver alguns dos campeões olímpicos em quadra.

Na Superliga 16/17, estiveram 10 dos 12 medalhistas de ouro nos Jogos Rio-2016. Além de William e Evandro, que defendem o time cruzeirense, e Éder, Wallace e Lucarelli, jogadores da equipe de Taubaté, estiveram na disputa o central Maurício Souza, pelo Vôlei Brasil Kirin, e o levantador Bruninho, o central Lucão, o ponteiro Douglas e o líbero Serginho, todos no Sesi-SP.

Para a final da Superliga deste domingo, dois times que se conhecem bem e sabem que essa tem tudo para ser uma das melhores finais da história da competição. Profundo conhecedor do jogo do oposto adversário, Wallace, o ponteiro do Sada Cruzeiro, Filipe, sabe que vai ser difícil parar o atante do Funvic Taubaté nesta decisão.

“Temos que tomar muito cuidado, sabemos do potencial de ataque que ele tem, pela quantidade de pontos que já marcou nessa Superliga e é ainda jovem, tem condição de fazer muito pelos times que defender e pela seleção brasileira, como fez nos Jogos Olímpicos”, comentou Filipe.

Para tentar parar o adversário deste domingo, Filipe, que até temporada passada era companheiro de Wallace no Sada Cruzeiro, garante que só há uma forma: “Sabemos que a forma ideal de segurar o Wallace é deixando ele preso no ônibus”, brincou o ponteiro do time mineiro. “Mas, já que isso não é possível, vamos tentar estruturar o nosso sistema defensivo, ajustando bem o bloqueio para ajudar nisso”, complementou
Filipe.

Pelo lado do Funvic Taubaté, o central Éder, que também se transferiu do Sada Cruzeiro para o time paulista nesta temporada, procura passar algumas informações para o seu treinador que possam ajudam a buscar uma vitória nesta decisão.

“Conhecemos como o time deles funciona, como o Marcelo Mendez pensa e alguns pontos do adversário que podemos explorar. Claro que eles estudam as nossas características também, mas procuramos passar a experiencia que tivemos aqui ao longo dos anos para o Cezar Douglas desenvolver o trabalho dele em função do nosso time neste momento”, disse o central.

Outro jogador com bastante experiência nesta decisão é o líbero Mário Jr, que defende o Funvic Taubaté.

“Sabemos que temos muitos atletas talentosos em quadra nesta final. Um deles é o Filipe, que estar aqui no Sada Cruzeiro há bastante tempo e um jogador muito técnico. Temos que procurar estudar bem os golpes dele e termos um olhar que antecipe o que ele vai fazer”, comentou Mário Jr.

Além dos brasileiros, esta Superliga masculina também contou com grandes nomes internacionais. Os dois finalistas contam com jogadores cubanos em seus elencos: o Sada Cruzeiro com o ponteiro Leal e o central Simon, e o Funvic Taubaté com o central Mesa.

Festa também do lado de fora do ginásio

Além de todas as atrações oferecidas pelo Vôlei Brasil (Confederação Brasileira de Voleibol) na final da Superliga Superliga, mais uma novidade será apresentada neste domingo. Os torcedores que não conseguiram comprar ingresso para a decisão ainda têm a chance de estar próximo e sentir o clima da grande decisão. Pela primeira vez na competição, será realizada a Superliga Fanfest, uma realização da Federação Mineira de Voleibol, em parceria com a Conecte Inovação.

A partir das 8h, irá acontecer uma festa no estacionamento do Mineirinho com direito a telão onde será exibido o jogo, DJ, food truck e, ao final da partida, um show.

Outra atração deste evento é que o canhoto do ingresso da partida oficial vai dar acesso a Área VIP do Mineirão para assistir ao jogo de futebol do Cruzeiro através de vários telões. Para quem não for ao vôlei, o ingresso será pago.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei