Siga o OTD

Vôlei

Time de Zé Roberto atropela na decisão, é campeão e garante acesso à Superliga

De forma invicta, o Hinode Barueri (SP) sagrou-se campeão da Superliga B feminina 2017 na noite desta segunda-feira (10.04), ao vencer o BRH-Sulflex/Clube Curitibano (PR) na decisão. O time paulista levou a melhor sobre o rival paranaense por 3 sets a 0 (25/10, 25/11 e 25/20), em 1h09 de partida no José Correa, em Barueri (SP). Em seis meses de existência, este foi o segundo título da equipe, que tem no comando o técnico José Roberto Guimarães, e já havia levado o troféu da Taça Prata em novembro de 2016.

Com autoridade de quem joga em casa e com o apoio das cinco mil pessoas que estavam nas arquibancadas, o Hinode Barueri usou a pressão da torcida para dominar as ações. Com mais volume de jogo e comandada pelos ataques das ponteiras Érika e Suellen não deu chance às adversárias. O saque também foi uma arma importante do time paulista, que, quando não fazia o ponto direto, dificultava bastante o passe alheio.

Uma das mais experientes do elenco de Barueri, Érika ficou bastante animada com a conquista, principalmente por ter acompanhado o surgimento do projeto e vê-lo se desenvolver. A ponteira ainda garantiu que a tendência é evoluir mais chegar na elite como protagonista.

“Nós plantamos a sementinha e o vimos crescer. Chegamos aqui por amor ao voleibol e com vontade de treinar com o Zé Roberto. Fomos muito bem recebidas. É uma grande felicidade para mim conquistar este título. Eu tenho paixão pelo que faço e terminar a temporada com este presente, que é classificar para a principal liga do país, é muito gratificante. O nível da competição foi alto e com muita organização, e isso é bom para o desenvolvimento do voleibol no país. E pode apostar que vamos dar trabalho na série A. ”, comentou Érika.

Campeão olímpico comandando em três oportunidades (1992 comandando a seleção masculina, e 2008 e 2012 à frente da feminina), o treinador José Roberto Guimarães comemorou o título da Superliga B e exaltou a postura de suas atletas em quadra.

“Queria agradecer ao público que veio dar uma força incrível nesta final e a todas as pessoas que nos apoiaram. Temos sempre que tentar fazer o melhor, não importa qual é a competição. Precisamos melhorar a cada dia, a cobrança tem que existir e elas mantiveram a responsabilidade. O desafio foi muito grande, mas a cidade nos abraçou. Onde eu tenho passado as pessoas me cumprimentam. Meu sonho é que Barueri vire um centro de voleibol como existem outros no Brasil. Sabíamos que tínhamos um time competitivo, mas que precisaríamos jogar muito. Gostei da forma como as atletas encararam este desafio com muita seriedade. Ver a emoção de cada uma ao final foi muito bacana”, disse José Roberto Guimarães cercado por jornalistas por todos os lados.

Do outro lado, a central Valeskinha, capitã do time paranaense, foi o ponto de equilíbrio dentro de um grupo formado com maioria de jovens atletas. Com alguns títulos de Superliga no currículo ela fez um balanço da temporada do Curitibano.

“Quando o Jorge Édson me convidou para o projeto eu nem pensei duas vezes. Gosto de desafios e coisas novas. Começamos a treinar apenas duas semanas antes de começar a competição. Até conseguirmos dar uma cara ao time passamos por algumas dificuldades. Nos playoffs conseguimos focar mais e melhorar nossa condição física e técnica. Hoje não conseguimos fazer o nosso melhor, pois o time é jovem e sentiram a pressão. Mas com certeza foi um crescimento para todas nós”, avaliou Valeskinha.

O JOGO

No primeiro set a equipe curitibana sentiu a pressão da torcida e encontrou dificuldades na virada de bola. As donas da casa abriram 4/0. Sem conseguir arrumar o passe, o time do Paraná devolvia bolas fáceis para as anfitriãs que convertiam os contra-ataques, como na bola de Fê Isis pelo meio para marcar 16/6. O Hinode Barueri não encontrou resistência para fechar a parcial em 25/10 com um ace de Sara.

Com os nervos mais controlados, o BRH-Sulflex/Clube Curitibano voltou para o jogo errando menos e equilibrou a disputa, e ficou na frente com o ace de Valeskinha, 6/7. A resistência das visitantes não durou muito e o time de Barueri conseguiu virar e se distanciar no marcador, com o saque de Ana Cristina a diferença subiu para seis pontos, 16/10.  O bloqueio de Suelle deixou situação do time da casa ainda mais tranquila, 23/11. E com o ace de Érika o Barueri fechou mais um set, 25/11.

A terceira parcial começou com o domínio da equipe paulista que abriu cinco pontos com o bloqueio de Vivi Góes, 9/5. A vantagem se estabeleceu na sequência do set e, com o erro de Hellen, o placar mostrava 16/11, para o time da casa. Na reta final, o Curitibano reagiu e diminuiu a diferença, mas já era tarde, com o contra-ataque de Sara, o Hinode Barueri fechou o set em 25/20, o jogo em 3×0 e levou o título.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei