Siga o OTD

Vela

Jorge Zarif chega na liderança à regata da medalha da Finn

Ilustração Mundial Finn

Após dez regatas disputadas na final da Copa do Mundo de vela, em Marselha, na França, Jorge Zarif tem grandes chances de conquistar a medalha de ouro da classe Finn

O brasileiro Jorge Zarif entra no último dia de disputa da final da Copa do Mundo de vela, em Marselha, na França, com grandes chances de medalha. O brasileiro tem apenas um ponto de vantagem sobre o vice-líder, o neozelandês Josh Junior, e sete sobre o terceiro colocado, o turco Alican Kaynar. A disputa pelo pódio promete ser bastante acirrada na regata da medalha, que será disputada neste domingo.

Jorge Zarif terminou a sexta-feira empatado na primeira colocação com Andy Maloney, da Nova Zelândia, mas o adversário não teve um bom dia neste sábado. Nas três regatas que foram disputadas, o melhor resultado dele foi um quinto lugar, além de um 12º. e um oitavo, fato que o fez despencar para a quarta colocação.

Por outro lado, Jorge Zarif manteve a regularidade. Na primeira regata, não foi bem ao terminar apenas em oitavo lugar. O resultado foi o pior dele em toda a competição e, como prevê o regulamento, foi descartado. Nas duas corridas seguintes, o brasileiro voltou a ir muito bem, chegando em segundo lugar nas duas para garantir a liderança da classe Finn.

Jorge Zarif soma 32 pontos perdidos até agora e tem a companhia de Josh Junior na briga pelo título. O neozelandês brilhou neste sábado ao vencer duas das três regatas disputadas e terminou o dia com 33 pontos perdidos, apenas um de desvantagem para o brasileiro. Na terceira colocação aparece o turco Alican Kaynar com 39 pontos perdidos, dois a menos do que Andy Maloney.

As disputas deste domingo começam às 7h da manhã, mas a regata da medalha da classe Finn, que promete ser das mais emocionantes, está marcada para 7h42. Quem também estará presente na disputa será a dupla brasileira formada por Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan na classe 470 feminina.

As duas conseguiram a classificação para a regata da medalha neste sábado. Depois de terminar em 11º. na sexta-feira, elas precisavam subir pelo menos uma colocação neste sábado para assegurar presença na regata da medalha. Apesar de terem sido desclassificadas na primeira regata do dia, Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan conseguiram um terceiro e um oitavo lugar, resultados que foram suficientes para fazê-las subirem para a oitava colocação geral e garanti-las na disputa deste domingo.

Com 60 pontos perdidos no total, Fernanda e Ana Luíza não tem chances matemáticas de brigar pelo título, mas, dependendo de uma combinação de resultados, podem chegar no máximo até a medalha de bronze.

Neste sábado, três barcos brasileiros disputaram regatas da medalha na final da Copa do Mundo de vela. Campeã do ano anterior, Fernanda Freitas terminou em oitavo na prova deste domingo e acabou em nono lugar na classificação geral da RS:X feminina com 78 pontos perdidos. A campeã foi a israelense Noga Geller com 48 pontos perdidos, apenas um a menos do que a vice-campeã Lilian de Geus, da Holanda.

Na Nacra 17, dois barcos brasileiros chegaram à regata da medalha, mas não conseguiram brigar diretamente pela medalha. João Bulhões e Gabriela Nicolino ficaram em nono lugar neste sábado e terminaram também em nono na classificação geral com 92 pontos perdidos. Já Samuel Albrecht e Bruna Martinelli ficaram em oitavo lugar na regata da medalha, mas terminaram em décimo no geral com 99 pontos perdidos. O título ficou com os italianos Ruggero Tita e Caterina Banti, que somaram apenas 32 pontos perdidos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela