Após cinco regatas disputadas no Campeonato Mundial da classe 470, na vela, Juliana Duque e Rafael Martins seguem entre os 15 melhores da competição na última fase classificatória. A dupla brasileira, que compete em Gdynia, na Polônia, encerrou esta quarta-feira (11) na 15ª colocação, uma posição abaixo em relação ao dia anterior, com 42 pontos acumulados até o momento.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Condiçoes favoráveis
Após cinco regatas, a fase classificatória chegou ao fim. Os ventos no percurso chegaram a 20 nós, acompanhados por uma chuva torrencial que varreu o local da prova. Ainda assim, a comissão de regatas conseguiu realizar duas disputas tranquilas e bem administradas para cada flotilha, mesmo diante das condições desafiadoras.
Os brasileiros Juliana Duque e Rafael Martins começaram bem a fase classificatória, perdendo apenas 6 pontos nas primeiras regatas. No entanto, na última prova do dia, somaram mais 14 pontos, o que os levou a fechar a etapa na 15ª colocação. No dia anterior, a dupla disputou apenas uma regata devido ao clima instável e terminou na 14ª posição. Na estreia da competição, haviam conquistado o 12° lugar.
Logo atrás na classificação estão Henrique Haddad e Ana Barbachan, que caíram seis posições e agora ocupam o 21º lugar, com 51 pontos totais e 35 net-points. A dupla perdeu 26 pontos no dia, sendo 16 na primeira regata e 10 na segunda.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Primeiros colocados
Na liderança estão os campeões mundiais de 2023 e campeões europeus de 2024, os espanhóis Jordi Xammar Hernández e Marta Cardona Alcántara, que somaram apenas três pontos no dia. Em segundo lugar aparecem os britânicos Hannah Bristow e James Taylor, que subiram uma posição em relação ao dia anterior. Fechando o top-3 estão os italianos Giacomo Ferrari e Alessandra Dubbini, com 11 pontos acumulados.