Siga o OTD

Uncategorized

Conhecimento olímpico sobre rodas chega a São Paulo neste domingo

Dividido em duas carretas, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem como objetivo levar a todas as regiões do Brasil um pouco da história das Olimpíadas

Visão interna de uma das carretas com o Museu Itinerante Se Prepara Brasil (Crédito: Divulgação)

Visão interna de uma das carretas com o Museu Itinerante Se Prepara Brasil (Crédito: Divulgação)

Para os fãs de Olimpíadas e interessados em aprender mais sobre o universo olímpico, a cidade de São Paulo receberá neste próximo domingo (12) um programa fundamental. Chega à capital paulista uma das unidades do Museu Itinerante Se Prepara Brasil – O Caminho do Esporte até o Rio, organizado pela Bradesco Seguros, um dos patrocinadores dos Jogos Rio-2016. Dividida em duas carretas, a exposição vem passando por diversas cidades do Brasil desde o dia 30 de abril. Em São Paulo, a mostra ficará até o dia 15 (quarta-feira) no estacionamento do Shopping Morumbi (Zona Sul da cidade), e estará aberta das 12 às 21h.

Ao todo, a exposição itinerante irá percorrer com suas duas carretas 45 cidades brasileiras, cumprindo cerca de 30 mil quilômetros. Os dois veículos partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO). A carreta que estará em São Paulo no domingo (nº 2) veio direto de Rio Branco (AC). Já a carreta nº 1 deixou Teresina (PI) na última segunda-feira (6)  e estará em Campo Grande (MS) a partir do dia 17.

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” —, o Museu Itinerante apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Entre os objetos, estão réplicas das medalhas de prata e de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos.

O público pode conferir de perto medalhas, cartazes e detalhes da história das Olimpíadas (Crédito: Divulgação)

O público pode conferir de perto medalhas, cartazes e detalhes da história das Olimpíadas (Crédito: Divulgação)

Será possível ao visitante conhecer algumas das tochas olímpicas da história dos Jogos, pictogramas (imagens que retratam as modalidades das competições) e outras medalhas, salém de imagens de atletas brasileiros e internacionais. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

>>> Relembre: Shopping de SP monta mini arena olímpica para engajar as crianças na Rio-2016

“O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória”, afirma Maria Eugênia Saturni, diretora da Base7, empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante.

Aqueles que já quiserem entrar no clima olímpico, terão um belo programa de domingo em São Paulo.

Mais em Uncategorized