Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Alessandro Rodrigo conquista ouro com recorde mundial em Dubai

Alessandro Rodrigo conquista a décima medalha de ouro do Brasil no Mundial fazendo o que ninguém nunca havia feito

Alessandro Rodrigo foi ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai no lançamento de disco
Ale Cabral/CPB

O brasileiro Alessandro Rodrigo conquistou o ouro e bateu o recorde mundial do lançamento de disco da classe F11 no Mundial de Atletismo Paralímpico. Foi a décima medalha de ouro do Brasil em Dubai

A prova foi realizada na madrugada no Brasil desta quarta-feira, 13, sétimo dia de competição no Dubai Club for People of Determination. O Brasil disputou outras seis finais com onze paratletas nesta quarta e uma bateria elimnatória.

Alessandro Rodrigo chegou à prova como campeão mundial e paralímpico, mas havia perdido o recorde mundial para o cubano naturalizado italiano Oney Tapia em 2018.

Quando os lançamentos tiveram início, o italiano permaneceu apenas na rodada de abertura como primeiro colocado. O brasileiro suplantou-o na segunda tentativa e, na seguinte, lançou o disco a 46,10m para estabelecer o recorde mundial. A melhor marca do mundo que o italiano ostentava havia mais de um ano era três centímetros inferior.

“Toda prova quando se entra como favorito, como era o caso hoje [quarta-feira] aqui, a pressão vem em dobro, comigo não foi diferente. Mas nunca tento demonstrar, porque nós viemos para melhorar a marca e para a medalha ouro, se fosse o recorde melhor ainda. Mas ainda esperava que pudéssemos ir mais longe”, comentou Alessandro Rodrigo na zona mista.

Foi a segunda medalha dele no Mundial de Atletismo Paralímpico. No primeiro dia da competição, na quinta (7), conquistou o bronze no arremesso de peso da classe F11 com 13m99.

Alessandro Rodrigo bateu recorde mundial no Mundial de Atletismo Paralímpico de Dubai
Ale Cabral/CPB

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Vem mais por aí?

Ainda nesta quarta-feira, o Brasil disputará seis finais, das quais três têm mais de um representante brasileiro. O veterano Lucas Prado disputará a final dos 100m T11 e terá a companhia do fluminense Felipe Gomes – esta prova a partir das 11h36 (de Brasília). Outra final com dupla brasileira é a dos 200m T37 (paralisados cerebrais): Vitor de Jesus avançou com o melhor tempo, enquanto o jovem Christian Gabriel está com a quarta marca.

Nesta manhã de Dubai, três brasileiras classificaram-se para a final dos 200m T11. Jerusa Geber, com o guia Gabriel Garcia, fez o segundo melhor tempo da semifinal, com 25s12. Em seguida veio Thalita Simplicio e Felipe Veloso com a terceira marca (25s25) e Lorena Spoladore e Renato Benhur com a quarta (25s51). As três já subiram ao pódio do Mundial de Dubai: Thalita foi ouro nos 400m T11, Jerusa e Lorena foi responsáveis por uma dobradinha nos 100m T11 com ouro e bronze respectivamente.

Coincidentemente, em todas as vitórias brasileiras do T11 feminino, a chinesa Cuinqing Liu foi superada. Nestes 200m, contudo, ela fez o melhor tempo da semifinal com 24s71, estabelecendo recorde do Campeonato Mundial, que pertencia à mineira Terezinha Guilhermina, de Lyon 2013, com 25s74.

Eliminatórias
100m (T37): Verônica Hipólito – 8º lugar*
200m (T11): Lorena Spoladore – 4º lugar*
200m (T11): Jerusa Geber – 2º lugar*
200m (T11): Thalita Simpicio – 3º lugar*
200m (T47): Fernanda Yara – 8º lugar*

*Classificada para final

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia