Siga o OTD

Pan 2019

Três esportes extremos prometem agitar o Pan de Lima

Pan

Daqui exatamente um mês, acontece a abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. E quem estiver no Peru, vai poder acompanhar três esportes extremos, que prometem agitar a programação da competição. São eles: Canoagem Slalom e Extremo, Maratona Aquática e Ciclismo de Montanha e BMX.

A Canoagem é um dos esportes aquáticos mais populares do mundo e no Brasil vem ganhando destaque graças ao sucesso de Ana Sátila e Pepê Gonçalves. E em 2019, a modalidade K1 Extreme irá estrear na história do Pan.

Ela é uma combinação de todas as disciplinas da Canoagem. Quatro atletas largam ao mesmo tempo de uma rampa de suspensa a dois metros da água, fazendo com que eles “pulem” na corredeira. A partir daí, os competidores precisam passar pelas balizas, fazer manobras técnicas e executar a melhor estratégia para chegar na frente. O contato entre os competidores é permitido, o que aumenta ainda mais a emoção da prova.

Ainda dentro da água, a maratona aquática é talvez a mais extrema de todas. Os atletas nadam em águas abertas e percorrem um trajeto de até 25km. E hoje, o Brasil tem um dos maiores nomes da modalidade mundial: Ana Marcela Cunha, que vai brigar forte por medalha. Fernando Ponte e Allan do Carmo serão os representantes brasileiros no masculino e também têm grandes chances de subir ao pódio.

Saindo da água, o Pan terá também as provas de ciclismo. Na categoria Mountain Bike, os competidores percorrem circuitos ondulados de 5 a 9km e a prova pode chegar a duas horas e meia de duração.

A categoria cross country masculino é, muito provavelmente, a que o Brasil tem mais possibilidades de conseguir terminar os Jogos Pan-Americanos na primeira posição do pódio, já que Henrique Avancini é o terceiro colocado no ranking mundial e vive um de seus melhores momentos na carreira. Além dele, Guilherme Muller também vai representar o Brasil. Entre as mulheres, as esperanças de medalha são Jaqueline Mourão e Raiza Goulão.

E por fim, no Ciclismo BMX, a prova é bastante disputada já que, para avançar de fase, é preciso terminar entre os quatro primeiros.  Anderson Ezequiel e Renato Rezende vão representar as cores brasileiras no masculino, e Priscila Stevaux e Paola Reis no feminino, com boas chances de medalhas.

Os Jogos Pan-Americanos começam no dia 24 de julho, mas a abertura oficial da competição é no dia 26, e vai até o dia 11 de agosto.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Mais em Pan 2019