Siga o OTD

Por equipes masculino

Chances do Brasil

A convocação anunciada pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) listou três titulares no individual masculino: Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy. Eric Jouti  é o reserva. Por hora, apenas Hugo Calderano é presença certa e aguarda a definição de como será montada a dupla para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A disputa é realizada por duas partidas individuais e mais uma de duplas. Caso seja necessário, mais duas partidas individuais podem ser realizadas. Ganha a equipe que vencer três confrontos.

A disputa é realizada por duas partidas individuais e mais uma de duplas. Caso seja necessário, mais duas partidas individuais pode ser realizadas. Ganha a equipe que vencer três confrontos.

As chances de chegar no pódio são bem pequenas, já que o Brasil sequer venceu um game em três edições olímpicas.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritos por equipes masculino

A China vem forte para conquistar sua quarta medalha de ouro em quatro edições da disputa olímpica. O trio formado por Xu Xin, Ma Long e Zhang Jike é o atual campeão olímpico e a equipe masculina da China deve ter uma novidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Fan Zhendong é o atual líder do ranking mundial e pode costuma jogar ao lado de Xu Xin. Para tentar algo contra os chineses, correm muito atrás as equipes do Japão, Coreia do Sul e Alemanha, Taipei e Hong Kong.

Por equipes masculino do Brasil na história dos Jogos Olímpicos

O Brasil sempre esteve com representantes em três edições cuja disputa por equipes foi realizada. Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi foram os pioneiros em Pequim-2008 e terminaram na nona colocação. Mesma colocação que o trio repetiu em Londres-2012.

Com a aposentadoria de Hugo Hoyama e a saída da seleção de Thiago Monteiro, Hugo Calderano e Cazuo Matsumoto foram os representantes na Rio-2016. Novamente um nono lugar e sem vitórias.

Histórico por equipes feminino nos Jogos Olímpicos

A equipe chinesa é a atual tricampeã olímpica! Em todas as três edição da disputa, a China dominou e não permitiu chance alguma para as demais equipes. Japão, Alemanha, Taipei, Coreia do Sul e Hong Kong brigam a partir da prata.

A dupla Xu Xin e Fan Zhendong, além de serem ótimos no individual, formam a terceira melhor dupla do ranking mundial. Uma combinação muito forte para os demais duplistas.

Wang Hao, Zhang Jike e Ma Long são os atletas mais destacados da Chine, todos com duas medalhas de ouro.

Tokyo Metropolitan Gym tênis de mesa jogos olímpicos de tóquio
Tokyo Metropolitan Gym tênis de mesa jogos olímpicos de tóquio (Reprodução/olympics.com/)

Quadro de medalha – Por equipes masculino – Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Seul-1988ChinaAlemanhaCoreia do Sul
Londres-2012ChinaCoreia do SulAlemanha
Rio-2016ChinaJapãoAlemanha

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

PaísOuroPrataBronzeTotal
China3003
Alemanha0123
Coreia do Sul0112
Japão0101