Siga o OTD

Tóquio 2020

Luisa Stefani e Laura Pigossi superam favoritas e conquistam bronze histórico

Laura Pigossi e Luísa Stefani derrotaram as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina na disputa do bronze e conquistaram medalha histórica no tênis

Luisa Stefani e Laura Pigossi medalha de bronze duplas femininas jogos olímpicos tóquio 2020
Tóquio 2020

Tóquio – Luisa Stefani e Laura Pigossi entraram para a história do esporte brasileiro na madrugada deste sábado. Elas conquistaram a primeira medalha do país no tênis em Jogos Olímpicos ao superar as favoritas russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, vice-campeãs do Torneio de Wimbledon, na decisão do bronze.

“É um sentimento de paz, um sentimento de felicidade. É um sentimento de conquista, de atingir um objetivo. É um sonho, na verdade, conseguir uma medalha olímpica. A medalha vai ficar para sempre, nosso nome vai ficar para sempre na história, mas acho que as memórias dessa semana, de tudo o que eu vivi aqui, de todos os sentimentos, acho que todo dia eu passei o dia arrepiada de tanta emoção, de tanta motivação, de tanta inspiração. Esse sentimento incrível é o que eu não vou apagar da memória nunca. A medalha vai ficar num quadro para eu olhar para ela todo dia, mas o o que vai ficar guardado para mim são todas as emoções e o sentimento de entrega que a gente teve essa semana”, afirmou Luisa Stefani.

+ CONFIRA A PÁGINA ESPECIAL DAS DUPLAS FEMININAS NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

“Eu ainda estou tentando entender tantas emoções. Queria agradecer todo o Brasil por mandar mensagens positivas, mesmo quando a gente perdeu na semifinal. Todo mundo apoiando a gente. Eles fizeram acreditar que o bronze era nosso. Acho que isso foi muito importante para gente”, completou Laura Pigossi.

O JOGO

Depois de perderem o primeiro set por 6/4, as brasileiras devolveram o placar no segundo para levar a decisão do bronze para o match tie-break. No desempate, as russas começaram melhor abriram vantagem e tiveram tudo para vencer. Kudermetova e Vesnina alcançaram 9/5 e tinham quatro match points a seu favor. Heroicas, as brasileiras não só salvaram todos como marcaram seis pontos seguidos para fechar em 11 a 9 e conquistar a medalha de bronze.

“Para ser bem sincera, no 9/5 a gente não pensou em nada, a gente só pensou em jogar e fazer o que a gente ama. Foi parecido com o que aconteceu nas quartas de final. Acho que o fato da gente ter passado por aquela situação ajudou. Quando eu estava devolvendo ali no 9/6, eu pensava: ‘Eu já fiz isso antes, eu posso fazer de novo’. Eu tinha muito claro o que eu ia fazer, então acho que isso me ajudou muito no jogo de hoje”, explicou Laura Pigossi.

Antes da conquista de Luisa Stefani e Laura Pigossi, o melhor resultado do tênis brasileiro em Jogos Olímpicos tinha sido o quarto lugar de Fernando Meligeni no torneio masculino de simples em Atlanta-1996.

A CAMPANHA

Última dupla a garantir vaga nos Jogos Olímpicos, Luisa Stefani e Laura Pigossi aproveitaram a oportunidade de estar em Tóquio e encaram de igual para igual todas as adversárias. Em todos os jogos, as adversárias eram consideradas favoritas, mas as brasileiras superaram as expectativas e com uma campanha de quatro vitórias e apenas uma derrota chegaram à medalha de bronze.

“Acho que a gente se superou em cada momento nessa semana, tanto dentro como fora das quadras. Eu não poderia estar mais feliz e mais feliz de estar compartilhando esse momento com a Luisa, que é uma das minhas melhores amigas. Estar aqui com ela e ela acreditando no meu sonho e eu acreditando no sonho dela. Acho que esse é o maior presente para mim. A gente ter conquistado a medalha de bronze, eu realmente acreditava, eu achava que a gente merecia. A gente jogou muito bem essa semana”, acredita Laura Pigossi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na campanha, Luisa Stefani e Laura Pigossi passaram pelas canadenses Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman, que estavam cotadas como as sétimas favoritas, pelas tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova e pelas americanas Jessica Pegula e Bethanie Mattek-Sands. Na semifinal, sofreram a única derrota para as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Dois dias depois de perder a invencibilidade, Luisa Stefani e Laura Pigossi voltaram ao Parque de Tênis de Ariake para fazer história ao derrotar as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina e conquistar a inédita medalha de bronze para o tênis brasileiro.

AO VIVO: Luisa Stefani/Laura Pigossi X Veronika Kudermetova/Elena Vesnina – decisão do bronze

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tóquio 2020