Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil segura reação e vence a Coreia na estreia dos Jogos Olímpicos

Liderado por Garay e Gabi, Brasil atropela a Coreia no 1º set e segura reação para estrear com vitória no Japão

Brasil e Coreia do Sul - Seleção feminina de vôlei - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
(Divulgação/FIVB)

Na estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, deu Brasil! Neste domingo (25), o Brasil encarou a Coreia do Sul e conseguiu uma boa vitória para começar a busca pela medalha. A seleção feminina de vôlei, de José Roberto Guimarães, atropelou as adversárias no primeiro set e segurou uma reação nas parciais seguintes para fechar o jogo em 3 a 0 (25/11, 25/22 e 25/19).

Fê Garay e Gabi foram os grandes destaques do jogo, com 17 e 14 pontos cada uma, respectivamente. Quem também jogou muito bem foi Rosamaria, que saiu do banco e ajudou o Brasil a reagir nos momentos mais difíceis no segundo e terceiro sets, assim como Carol Gattaz, apareceu e fez a diferença no bloqueio no final da partida.

+Tudo sobre o vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Com o resultado, o Brasi larga bem na competição e já conquista os primeiros pontos. A seleção feminina de vôlei está no grupo A da competição, ao lado de Coreia, República Dominicana, Japão, Quênia e Sérvia. O próximo confronto é com as dominicanas nesta terça-feira (27), às 7h40 (de Brasília).

Vale lembrar que na última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio, a seleção feminina não defendeu a medalha de ouro conquistada em Londres-2012 e caiu precocemente, nas quartas de final. Agora, a equipe quer escrever uma nova história, em busca de mais um pódio.

O jogo

Na estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Brasil foi à quadra com: Carol Gattaz, Gabi, Macris, Tandara, Carol, Fê Garay e Camila Brait. E o primeiro set foi um verdadeiro passeio. Depois de a Coreia abrir 2 a 0, a seleção feminina logo cortou a empolgação e virou o placar. Depois disso, a equipe deslanchou no marcador, abrindo cerca de 15 pontos e encaminhando com muita tranquilidade a primeira parcial. No final, as coreanas ainda acordaram e conseguiram uma sequência de pontos, mas já não era mais possível a virada. Fê Garay liderou o time, com nove pontos.

Brasil e Coreia - Seleção feminina de vôlei - Jogos Olímpicos de Tóquio
Garay fez nove pontos só no primeiro set (Divulgação/FIVB)

No segundo set, o Brasil deu uma desconcentrada natural, enquanto a Coreia voltou melhor para quadra. Com isso, a parcial ficou mais equilibrada. Zé Roberto pediu, então, mais atenção no bloqueio e as meninas corresponderam. Na metade do set, a seleção feminina recuperou o ritmo e voltou a abrir vantagem mais confortável, mostrando grande volume de jogo e ótima atuação coletiva. No final, entretanto, o Brasil voltou a oscilar e as coreanas reagiram de vez, empatando em 22 a 22. A seleção, então, precisou se impor nos últimos pontos para fechar o segundo set em foguetaço de Rosamaria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já o terceiro set começou complicado para o Brasil. A Coreia subiu muito de produção, enquanto a seleção brasileira cometia mais erros. A equipe asiática aproveitou para abrir sua maior vantagem no jogo, obrigando Zé Roberto a mudar. Com Roberta e Rosamaria em quadra novamente, a seleção feminina conseguiu buscar o empate, equilibrar a partida e voltar à liderança do placar. Depois disso, tomou conta do jogo novamente, abriu vantagem com Carol Gattaz muito bem no bloqueio e Gabi, no ataque, confirmando a vitória no segundo match point.

REVEJA: Brasil e Coreia do Sul no vôlei feminino Jogos Olímpicos

Mais em Tóquio 2020