Siga o OTD

Tóquio 2020

André Jardine convoca seleção olímpica com Pedro e Daniel Alves

André Jardine define 18 convocados seleção olímpica com Pedro e Daniel Alves; confira a lista completa

(Ricardo Nogueira/CBF)

O Brasil divulgou nesta quinta-feira (17) a convocação da seleção olímpica brasileira masculina para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Os destaques da lista divulgada pelo técnico André Jardine ficam pela convocação de Daniel Alves, lateral do São Paulo, Diego Carlos, defensor do Sevilla, e o goleiro Santos, do Athletico-PR, que formam o trio que extrapola a idade de 24 anos.

+ Pia Sundhage convoca seleção brasileira para os Jogos Olímpicos nesta sexta-feira

A seleção olímpica que irá defender o ouro olímpico em Tóquio vem sendo montado desde de 2019 com a conquista do Torneio de Toulon, na França. De lá até 2021, o técnico André Jardine comandou o time sub-23 em 22 jogos preparatórios, sendo sete válidos pelo Torneio Pré-Olímpico, na Colômbia. Na ocasião, o Brasil garantiu vaga nos Jogos com uma campanha invicta com direito a vitória sobre a argentina por 3 a 0 na última partida do quadrangular final.

As últimas conclusões do treinador para a escolha dos 18 jogadores foram tiradas durante a etapa de preparação realizada na Sérvia entre os últimos dias 1º e 8 de junho, quando a equipe enfrentou as seleções de Cabo Verde e da Sérvia.

Veja a lista completa:

Goleiros: Santos (Athletico-PR) e Brenno (Grêmio);

Zagueiros: Nino (Fluminense), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Diego Carlos (Sevilla).

Laterais: Guilherme Arana (Atlético-MG), Gabriel Menino (Palmeiras) e Daniel Alves (São Paulo).

Meias: Bruno Guimarães (Lyon), Gerson (Olympique de Marselha), Claudinho (Red Bull Bragantino), Douglas Luiz (Aston Villa) e Matheus Henrique (Grêmio).

Atacantes: Antony (Ajax), Matheus Cunha (Hertha Berlim), Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo) e Paulinho (Bayer Leverkusen).

Os escolhidos que atuam no futebol europeu se reúnem a partir do dia 1° de julho e ficarão por uma semana treinando em São Paulo, no CT do Palmeiras. No dia 8, os atletas que representam clubes no Brasil se juntam aos demais e partem para Doha, no Qatar. A viagem final para Tóquio está marcada para o dia 15.

André Jardine anunciou os 18 convocados nesta quinta-feira (Lucas Figueiredo/ CBF)

“Defender o Brasil em qualquer situação é sempre uma responsabilidade muito grande. Não fôssemos campeões, a pergunta seria a missão de ainda não ter vencido o ouro. Ao mesmo tempo que entendemos a responsabilidade, focamos no orgulho de defender a camisa da seleção. Atletas que lá estarão não estão por acaso, trabalharam muito, assim como nós que estamos aqui. Foco, como sempre foi e será, é fazer nosso melhor a cada dia, cada jogo. Dedicação máxima e plena no sentido de dar tudo que temos para a seleção”, avaliou o técnico André Jardine.

Convocação polêmica

O nome do atacante Pedro, atleta do Flamengo, gera questionamentos. Isso porque internamente a equipe Rubro-Negra afirma que não irá liberar o atleta para a seleção olímpica masculina que disputa do torneio de Tóquio.

Pedro foi o artilheiro da seleção na última série de amistoso (Ricardo Nogueira/CBF)

“A gente trabalha e sempre trabalhou nesse projeto visando a questão técnica. O Flamengo tem uma posição e a gente tecnicamente tem outra. O Pedro é um jogador importante no processo olímpico, no processo de Japão. Jogador que nos últimos dois jogos fez 3 gols. Jogador espetacular. Tem vontade enorme de defender o Brasil Nossa mentalidade é de escolher os melhores e o Pedro está entre os melhores jogadores do Brasil neste momento”, declarou Branco sobre a convocação do atleta.

Entre os nomes que firacaram de fora, chama a atenção a ausência de Neymar. Ouro olímpico em 2016, o atleta do Paris Saint-Germain já havia declarado a intenção de participar de uma nova edição olímpica, porém o jogador acabou não liberado pelo grupo francês.

Convocação da seleção brasileira olímpica masculina ao vivo André Jardine Tóquio
Lista de convocação será feita com 18 jogadores (Ricardo Nogueira/CBF)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Atual campeão olímpico, o Brasil foi cabeça de chave no sorteio para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. No grupo D, a Seleção Brasileira masculina iniciará sua trajetória olímpica em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. A segunda rodada será disputada no mesmo estádio, contra a Costa do Marfim, no dia 25. O fim da fase de grupos será no dia 28 de julho, contra a Arábia Saudita, em Saitama.

Confira os jogos do Brasil nas Olimpíadas:

1ª rodada

Brasil x Alemanha
Estádio Yokohama
Data: 22 de julho
Horário: 8h30 (de Brasília)

2ª rodada

Brasil x Costa do Marfim
Estádio Yokohama
Data: 25 de julho
Horário: 5h30 (de Brasília)

3ª rodada

Brasil x Arábia Saudita
Estádio Saitama
Data: 28 de julho
Horário: 5h (de Brasília)

Mais em Tóquio 2020