Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil estreia domingo contra o Canadá no Pré-Olímpico de polo aquático

Pré-Olímpico de polo aquático reúne 12 seleções e apenas as três melhores se classificam para disputar a Olimpíada de Tóquio-2020

Pré-Olímpico de polo aquático

A seleção brasileira masculina começa, neste domingo (14), sua trajetória no Pré-Olímpico de polo aquático, que será realizado em Rotterdã, na Holanda. A equipe busca uma das três vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Pré-Olímpico de polo aquático está dividido em dois grupos. A seleção brasileira está no Grupo A ao lado de Canadá, Grécia, Montenegro, Geórgia e Turquia. No grupo B, estão: Holanda, Alemanha, Croácia, Romênia, França e Rússia.

Classificam-se para as quartas final os quatro primeiros de cada grupo. Os três melhores colocados garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“A expectativa é a melhor possível. Nosso time se reuniu aqui na Holanda e conseguimos fazer três jogos-treinos com a seleção local. Conseguimos provar algumas coisas, adaptar algumas jogadas. Foi bastante importante para a nossa preparação”, disse o técnico André Avallone.

Seleção brasileira consegue liberação e viaja à Holanda para o Pré-Olímpico

“O sonho olímpico está com a gente. O nível do polo aquático mundial aumentou muito e o Brasil vem melhorando nos últimos anos também. Estamos com um time que mescla juventude com experiência que pode dar muito certo”, completou o treinador.

Pré-Olímpico

O Pré-Olímpico de polo aquático estava marcado para o início de 2020, mas, por conta da pandemia, precisou ser adiado. Agora, as principais equipes do mundo que ainda não garantiram vaga nos Jogos Olímpicos se enfrentam para buscar um lugar na principal competição do mundo.

Treinos

A seleção brasileira iniciou seu treinamento ainda em dezembro de 2020 com um grupo grande de jogadores. A ideia era avaliar e formar a equipe que foi para a Europa em busca da sonhada vaga olímpica para o polo aquático do Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A oportunidade de avaliação, segundo a comissão técnica, fez com que jovens com muito talento passassem a integrar a seleção principal, como o Eduardo Cintra, de 17 anos, que participará pela primeira vez de um Pré-Olímpico de polo aquático.

Chance de fazer história

O Brasil tem oito participações olímpicas no polo aquático (1920, 1932, 1952, 1960, 1964, 1968, 1984 e 2016). A seleção brasileira, em todas as edições de 1920 até 1968, era convidada a participar das Olimpíadas. Em 1984, o Brasil foi beneficiado com a desistência de Cuba e, em 2016, teve direito à vaga por ser o país sede. Caso consiga a vaga em 2021, será a primeira classificação do país via Pré-Olímpico de polo aquático.

Transmissão

O Sportv e a FinaTV transmitem a competição. A CBDA acompanha tudo em Tempo Real nas suas redes sociais.

Tabela (Horários de Brasília)

Canadá x Brasil – 14 de fevereiro – 10h30

Grécia x Brasil – 15 de fevereiro – 12h

Brasil x Montenegro – 16 de fevereiro – 9h

Geórgia x Brasil – 17 de fevereiro – 13h30

Brasil x Turquia – 18 de fevereiro – 12h

Mais em Tóquio 2020