Siga o OTD

Tóquio 2020

Tóquio fica deserta após o adiamento da Olimpíada

Primeiro fim de semana após Tóquio 2020 ser adiada é marcado por ruas vazias e parques fechados

Tóquio Japão coronavírus cidades sede eventos esportivos
Vista panorâmica de Shinjuku, Tóquio - Foto: Commons/Wikimedia.org

Segundo fim de semana de primavera no Japão, as cerejeiras carregadas, os parques cheios e muita gente nas ruas. Só que não. O sábado (28) foi de ruas vazias em Tóquio após a governadora Yuriko Koike da cidade pedir para que todos ficassem em casa para conter o coronavírus.

O pedido para os moradores evitarem sair de suas casas para reduzir o risco de contaminação veio após o adiamento da Tóquio 2020 ser confirmado em meio à pandemia, que julgava-se estar controlada no Japão, mas que ficou escancarada após a Olimpíada ser adiada.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Na sexta-feira (27), segundo o The Asahi Shimbun, Tóquio teve 63 novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, o maior número em qualquer prefeitura japonesa.

Governadores de várias cidades vizinhas a Tóquio também pediram que as pessoas ficassem em casa enquanto o país acelera um aumento acentuado de infecções.

Fiquem em casa

A atmosfera de cidade fantasma prevaleceu em muitos distritos populares de Tóquio em 28 de março. O baixo tráfego de pedestres se deve, sem dúvida, ao fato de que muitas lojas e cinemas decidiram fechar seus negócios no fim de semana.

O pedido de Yuriko Koike para evitar passeios não essenciais e não urgentes vai até 12 de abril. Ela pediu ostensivamente, dizendo que a capital está à beira de uma explosão de infecções por vírus. E alertou para uma possível parada forçada da cidade se a propagação do vírus não diminuir.

Parques Fechados

As flores de cerejeira do Japão estão em plena floração, mas a exibição de flores parou abruptamente por causa do coronavírus. Na noite de sexta-feira (27), o acesso foi bloqueado para o Ueno Park, um local conhecido para admirar as árvores. As placas na entrada diziam “Sem festas” e “Perigo, não entre”.

Cerejeira florida no Parque Ueno, em Tóquio – Foto: Commons/Wikimedia.org

O parque vazio foi uma mudança acentuada em relação ao fim de semana anterior, quando as pessoas chegaram em massa depois que o governo central anunciou o retorno das crianças às escolas nacionais, levando muitos a pensar que a pandemia estava sob controle, quando estava realmente piorando na capital.

Fronteiras

O Japão está se movendo para recusar a entrada de todos os estrangeiros que viajam com passaporte dos EUA ou que estiveram nos Estados Unidos nas últimas duas semanas.

Espera-se que a restrição seja decidida já na próxima semana, depois que as infecções por coronavírus dispararam nos Estados Unidos, tornando-se o país com o maior número de casos do novo coronavírus.

Mais em Tóquio 2020