Siga o OTD

Tiro Esportivo

Brasil tem 24 atletas na Copa do Mundo de Rifle e Pistola do Rio

Competindo em casa, Brasil terá 24 atletas na Copa do Mundo de Rifle e Pistola no Rio de Janeiro

tiro esportivo felipe wu jogos olímpicos de tóquio - copa do mundo de tiro esportivo rifle e pistola
Felipe Wu durante sua participação na Olimpíada de Tóquio 2020 (Foto: Arquivo/Miriam Jeske/COB)

A seleção brasileira que irá disputar a Copa do Mundo de Rifle e Pistola no Rio de Janeiro, de 9 a 19 de abril, será representada por 24 atletas, sendo 12 homens e 12 mulheres. Ao todo, serão 205 atletas de 30 países que competirão nas disciplinas carabina de ar, carabina de 3 posições, pistola de ar e pistola de tiro rápido, sempre no masculino e no feminino. A competição acontecerá no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro, Zona Oeste da cidade.

As disputas começarão oficialmente na próxima segunda-feira (11), às 9h de Brasília, com a prova carabina de ar 10m masculino. O primeiro brasileiro a entrar no estande será Dimas de Oliveira Júnior. Em seguida, às 11h, será a vez da carabina de ar 10m feminino com a presença de Andressa Sousa, Brenda Pereira, Geovana Meyer e Izabella da Silva.

+ Martine Grael e Kahena Kunze são vice-campeãs do Troféu Princesa Sofía

Medalhista de prata na Rio-2016 e presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Felipe Wu é um dos atletas que integrarão a delegação brasileira. Aos 29 anos, ele está motivado e confiante no retorno da Copa do Mundo de tiro esportivo ao Brasil.

“Me sinto completamente em casa, já que desde 2008 treino aqui e tem sido fundamental para nossa preparação. Esse ano intensifiquei meu treino um pouco mais tarde por conta das competições do segundo semestre, que contam pontos para a classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Mas posso garantir que estou preparado para representar o Brasil e conseguir o melhor resultado possível”, comenta Felipe. “A Copa do Mundo no Brasil é muito importante porque aumenta a visibilidade do tiro esportivo”, acredita.

Experiência e juventude

Apesar de ter apenas 20 anos, a catarinense Geovana Meyer já tem na bagagem inúmeras competições internacionais. Ela já esteve em Campeonato Mundial Júnior, Jogos Pan-Americanos Júnior, Copa do Mundo, entre outras. A atleta está na fase final de preparação e confiante em sua participação.

“Agora só ajuste fino para as provas, e trabalhando também com a equipe multidisciplinar. Minhas expectativas são boas e estou confiante para dar o meu melhor. Fico mais tranquila competindo em casa porque me alimento melhor, não tem fuso horário, além de conhecer muito bem o estande e o que ele me proporciona”, explica Geovana, que cursa fisioterapia. “As minhas melhores expectativas são nas provas de Carabina de Ar e estou empolgada em disputar a prova mista e por equipe. Será a primeira vez que vou participar dessas provas numa Copa do Mundo”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A equipe brasileira na Copa do Mundo de tiro esportivo Rifle e Pistola é composta por Adalto da Silveira, Ana Luiza Lima, Andressa Sousa, Anna Paula Cotta, Brenda Pereira, Brenda Rodrigues, Cassio Rippel, Cibele Martins, Dimas de Oliveira, Eduardo Gonçalves, Emerson Duarte, Felipe Wu, Geovana Meyer, Ivo Rocha, Izabella Lafayette, Leonardo Moreira, Luisa Schreiber, Matheus Pimentel, Paula Yado, Philipe Chateaubrian, Roberto Gomes, Simone Koch, Thais Moura e Vladimir Silveira.

Destaques internacionais

Entre os atletas estrangeiros que vão participar da competição destaque para o suíço Jan Lochbihler, atual recordista mundial da carabina 3 posições (50m); o alemão Christian Reitz, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 no tiro rápido pistola de ar 25m; e a americana Mary Carolynn Tucker, de 20 anos, campeã mundial júnior em Lima (2021) e medalha de prata nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Mais em Tiro Esportivo