Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Fim de semana tem atletismo em São Paulo e tiro esportivo no Rio

Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, vai receber o circuito de atletismo após mais de dois anos. Já no Rio, ocorre o meeting de tiro esportivo

Vinícius Rodrigues atletismo paralímpico
Vinícius Rodrigues (Alan Morici/CPB/arquivo)

Duas grandes competições vão agitar o desporto paralímpico brasileiro neste final de semana. Em São Paulo, no Centro de Treinamento, será realizada uma etapa do circuito de atletismo, após hiato de mais de dois anos. Já no Rio de Janeiro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organiza a primeira edição do Meeting Paralímpico de tiro esportivo. Os dois ocorrem entre sábado (12) e domingo (13).

O circuito nacional de atletismo, também organizado pelo CPB, não ia para o Centro de Treinamento Paralímpico desde o segundo semestre de 2019. Depois disso, parou por conta da pandemia da Covid-19. Ao todo, estão inscritos 230 atletas, dentre eles medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio como os arremessadores Beth Gomes, da classe F52, e Thiago Paulino (F57) e os velocistas Petrúcio Ferreira (T47), Thalita Simplício (T11) e Vinícius Rodrigues (T63).

Máquina pra funcionar

“Terei a oportunidade de sentir meu corpo como está, quero me manter ativo, testar uma nova saída de bloco. O foco também é fortalecer e melhorar o que tiver que melhorar. A expectativa agora é pegar ritmo nas competições nacionais. Tenho que fazer marca para liderar o ranking, quero muito me manter no topo. Algo que já estou há cinco anos e quero continuar”, comentou Vinícius Rodrigues, medalhista de prata nos 100m no atletismo paralímpico de Tóquio.

+ Nem o céu é o limite para Mondo Duplantis. Os fãs agradecem

As provas de campo e pista acontecerão no sábado, no período da manhã e da tarde. Já no domingo, as disputas acontecerão apenas pela manhã. Neste primeiro semestre, haverá o Campeonato Brasileiro, no mês de maio, e a segunda fase nacional, em junho. Ambos serão no CT Paralímpico.

+ Seleção brasileira é convocada para Mundial Indoor de Belgrado

Tiro Esportivo

O Meeting Paralímpico deve receber 25 atletas em 12 provas disputadas em dois locais do Rio de Janeiro. As de pistola e carabina serão na Escola Naval, no Centro, enquanto as de tiro ao prato (trap) acontecerão no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, na Zona Oeste.

tiro esportivo paralímpico
(Gustavo Wanderley/CPB)

De acordo com o coordenador-técnico do tiro esportivo do CPB, James Walter, o evento tem tudo para ser bem-sucedido, já que atletas de outras modalidades tiveram uma grande aceitação em relação aos meetings organizados em 2021. “Além disso, é mais uma competição em que os brasileiros da nossa modalidade poderão atingir índices para outros torneios. Temos uma estrutura exemplar no Rio de Janeiro, nos dois locais de disputas, que se assemelha ao que vemos no exterior”, afirmou James.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Um dos torneios em vista é a Copa do Mundo, na França, em junho, além do Mundial do final do ano, nos Emirados Árabes. Para a Copa do Mundo, o país já tem dois atletas classificados: o paulista Alexandre Galgani, que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, e a catarinense Jéssica Michalack, campeã brasileira em 2021 na prova R5 – Carabina de ar 10m deitado misto – SH2. Jéssica estará presente no Meeting deste final de semana.

Meeting Paralímpico de tiro esportivo

R1 Carabina de Ar – Posição em pé Masculino SH1
R3 Carabina de Ar – Posição Deitado Misto SH1
R4 Carabina de Ar – Posição em pé Misto SH2
R5 Carabina de Ar – Posição Deitado Misto SH2
R6 Carabina .22 – 50m – Posição Deitado Misto SH1
R7 Carabina .22 – 3×40 – 50m Masculino SH1
P1 Pistola de Ar Masculino SH1
P2 Pistola de Ar Feminino SH1
P3 Pistola Sport Misto SH1
P4 Pistola Livre Misto SH1
P5 Pistola Standard Misto SH1
T1,T2 e T3 Para-Trap Misto

Mais em Paralimpíada Todo Dia