Siga o OTD

Tiro com Arco

 

Brasil perde para o Japão medalha inédita no Mundial de Tiro com Arco



Marcus D’Almeida, Matheus Gomes e Matheus Zwick chegaram perto do pódio no arco recurvo por equipes na Coreia do Sul



Marcus D'Almeida tiro com arco Mundial de Tiro com arco medalha bronze ranking mundial de tiro com arco
Marcus D'Almeida (World Archery)

Foi por apenas uma vitória que o Brasil não conquistou uma inédita medalha no Mundial de Tiro com Arco. Marcus D’Almeida, Matheus Gomes e Matheus Zwick perderam para o Japão por 6 a 0 a disputa pelo bronze na madrugada de terça-feira (9) para quarta (10) em Gwangju, na Coreia do Sul.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mas nem tudo foi frustração, já que um pouco antes do combate por equipes, Marcus D’Almeida derrubou o atual campeão olímpico, na casa dele, na chave de simples.

Matheus Gomes e Mateus Ely, ambos de azul (World Archery)
Matheus Gomes e Mateus Ely Zwick, ambos de azul (World Archery)

Superioridade asiática

O duelo contra o Japão começou com o Brasil marcando apenas sete pontos nas duas primeiras flechas. A primeira justamente com Marcus D’Almeida, o maior nome do país na modalidade. Os japoneses também não foram tão precisos, mas o suficiente para vencer por 55 a 52.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Na segunda série, o nível dos dois times aumentou com o Brasil marcando nove pontos em cinco das seis flechas e dez na outra. O Japão, porém, cravou dez em três disparos e mais nove nos outros dois. Assim, venceu por 57 a 55.

Com 4 a 0 contra, o Brasil precisava vencer a terceira série para se manter na briga. Porém, Tetsuya Aoshima, Yuki Kawata e Junya Nakanishi foram quase perfeitos, marcaram 59 pontos e confirmaram a medalha de bronze. Os brasileiros somaram 56 pontos na última sessão.

Campanha histórica

Apesar da derrota, o resultado é histórico. Foi a primeira vez que o Brasil chegou nas semifinais por equipes em um Mundial de Tiro com Arco. Antes, a melhor campanha era a da edição de 2021, quartas de final em Yankton, nos Estados Unidos.

Vale dizer que, nesta mesma edição, Marcus D’Almeida conquistou a medalha de prata no individual. Dois anos mais tarde, foi bronze em Berlim, as duas que o Brasil tem na história da competição.

Agora na Coreia do Sul, a campanha histórica começou com Marcus D’Almeida, Matheus Gomes e Matheus Ely batendo o Vietnã por 5 a 3. Depois, nas oitavas de final, 6 a 0 na Ucrânia e, nas quartas, vitória por 5 a 1 sobre a China. A derrota na semifinal foi para os Estados Unidos por 6 a 0.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Tiro com Arco