Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano participa da Copa Pan-Americana

Melhor atleta brasileiro da modalidade, Hugo Calderano se prepara para a disputa da Copa Pan-Americana, no Paraguai

Hugo Calderano disputará a partir desta sexta-feira (15) a Copa Pan-Americana de tênis de mesa, em Assunção, no Paraguai, de olho nas duas vagas que o evento dá para a Copa do Mundo individual, um dos mais importantes torneios do calendário anual.

Apesar dos relevantes resultados já alcançados em nível internacional, o carioca de 21 anos disputou a Copa do Mundo em apenas uma oportunidade, há dois anos. O desejo de voltar ao evento é grande, já que reúne vários dos melhores jogadores do circuito valendo importantes pontos no ranking.

“A Copa do Mundo é uma das competições mais importantes e de nível mais alto do calendário. Esse é o maior desafio e a minha maior motivação para buscar esse título em Assunção”, afirmou.

Atual 11º colocado do ranking mundial e cabeça de chave número um da Copa Pan-Americana, Hugo não sente peso por ser o principal favorito ao título. Pelo contrário: além de estar focado no seu objetivo, comemora o fato de jogar em seu continente, com o costumeiro apoio da torcida local.

“Não sinto uma pressão maior por ser o cabeça número um. A principal responsabilidade que tenho é a classificação para a Copa do Mundo. E é sempre muito bom estar em contato com os atletas que conheço desde os tempos de infantil e também com a torcida latino-americana, que sempre me apoia muito”, disse.

Hugo chega à Copa Pan-Americana embalado pelos seus resultados mais recentes, que lhe alçaram ao 11º lugar do ranking, o mais alto de um latino-americano em todos os tempos. Individualmente, ele conquistou duas medalhas no Circuito Mundial 2018: bronze na etapa da Hungria e prata na do Qatar. Esta última foi histórica, sendo o melhor desempenho do continente em um evento da série Platinum, equivalente a um Grand Slam no tênis, com direito até a vitória sobre o então número um do mundo, o alemão Timo Boll.

Pela seleção, Hugo liderou as campanhas brasileiras no Mundial e na Copa do Mundo por equipes. Em ambos os eventos, o time verde e amarelo chegou às quartas de final, deixando pelo caminho favoritos como Hong Kong, Portugal e Croácia.

Por fim, ele também brilhou pelo seu clube, o Liebherr Ochsenhausen, sendo o principal destaque nas três competições disputadas. A equipe foi vice-campeã da Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa, e parou nas semifinais da Champions League e da Copa da Alemanha.

Novo formato da Copa Pan-Americana

A Copa Pan-Americana reúne 16 dos melhores atletas do continente, classificados segundo diferentes critérios: o vencedor da edição passada, campeões e vices dos Campeonatos Sul-Americano, Centro-Americano e Caribenho de 2017, quatro jogadores da América do Norte, os quatro melhores ranqueados da América Latina e um representante do país-sede.

Os 16 participantes serão inicialmente distribuídos em quatro grupos de quatro atletas cada. Primeiros e segundos colocados avançam para as quartas de final, enfrentando-se em sistema eliminatório até a decisão, marcada para domingo (17), às 21h30 (de Brasília).

Até 2016, os brasileiros disputavam a vaga na Copa do Mundo através da Copa Latino-Americana. Desde o ano passado, no entanto, a América do Norte passou a ser incluída na disputa, sendo criada a Copa Pan-Americana. Para Hugo, a mudança foi positiva.

“Essa mudança já devia ter acontecido há bastante tempo. Acho que agora temos uma forma de disputa mais justa e equilibrada”, avaliou.

Mais em Tênis de Mesa