Siga o OTD

Tênis de Mesa

 

Hugo Calderano ganha medalha inédita para o Brasil no Mundial



Com vitória nas quartas de final, Hugo Calderano garante medalha inédita para o Brasil no Mundial de tênis de mesa



Hugo Calderano no Mundial de tênis de mesa
(Foto: ITTF/WTT)

Histórico! Único! Glorioso! Ousado! Hugo Calderano, o melhor mesatenista da história do Brasil ganhou a primeira medalha do país no Campeonato Mundial de tênis de mesa. Nesta quarta-feira (23), ele derrotou o sul-coreano An Jae-hyun por 4 a 1 (parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10) para garantir uma vaga na semifinal do Mundial. Na próxima rodada, o brasileiro encara Liang Jingkun, chinês que é o quinto colocado do ranking mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O adversário das quartas de final era o sul-coreano An Jea-hyun. Ele foi medalhista de bronze no Mundial de 2019 e é o 17º colocado do ranking mundial. Hugo Calderano já sofreu contra atletas coreano, mas chegou na partida com um histórico favorável de cinco vitórias em cinco confrontos anteriores contra An.

O número 3 do mundo começou bem na partida, utilizando o seu backhand para abrir 5 a 1 na parcial inicial. Calderano manteve a excelente performance, dominando a maior parte dos pontos e sendo preciso na hora de fechar as jogadas e ganhou o set por 11/4.

Hugo Calderano no Mundial de tênis de mesa
(Foto: ITTF/WTT)

Sul-coreano parte para a catimba

An Jea-hyun abriu 2 a 1 no início do segundo set e tumultuou a partida para tentar abalar Calderano. O sul-coreano parou o jogo para reclamar com a arbitragem que ele não estava conseguindo enxergar a bola na hora dos saques do brasileiro, como se ele estivesse escondendo a bola com os dedos na hora do serviço. Hugo Calderano chamou a árbitra chefe que foi até a mesa e afirmou que o saque do brasileiro era legal. Mas aparentemente, An Jae-hyun não estava enxergando a bola nos rallies mesmo. Hugo seguiu dominante na partida e fez 11/6 para abrir 2 a 0 no jogo.

Já o terceiro set foi para o sul-coreano. An aproveitou alguns erros do brasileiro e abriu 5 a 1 no marcador. Hugo Calderano reagiu e fez com que a diferença caísse para um ponto no 9 a 8. O adversário pediu tempo e freou a reação do brasileiro, fechando o set em 11/9.

Fechando o jogo

Hugo Calderano saiu na frente no quarto set, abrindo 6 a 4 no placar. An emendou três pontos seguido e passou para na frente. Mas a sua boa sequência parou por aí. O carioca manteve a tranquilidade e anotou quatro pontos para fazer 11/7. O quinto set começou equilibrado, até o brasileiro abrir três pontos de vantagem e chegar no match point. O coreano salvou os dois primeiros pontos e Hugo pediu tempo. Na quarta tentativa, ele conseguiu fechar a partida e garantir a medalha inédita.

Histórico brasileiro

A medalha de Hugo Calderano é a primeira do Brasil no Mundial de tênis de mesa. Antes, os melhores resultados do país eram duas quartas de final: do próprio Hugo no Mundial de 2021 e de Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto nas duplas masculinas em 2015.

Jornal relata vitória de Biriba no mundial de tênis de mesa de 1961
Matéria de jornal relata vitória histórica de Biriba no Mundial de 1961 (Foto: Reprodução)

Em simples, os melhores resultados além de Calderano eram de atletas que chegaram nas oitavas de final. O primeiro a conseguir o feito foi o histórico Ubiratan da Costa, o Biriba, que ficou entre os 16 melhores no Mundial de 1961 em Pequim. Claudio Kano disputou as oitavas de final em 1987, enquanto Bruna Takahashi se tornou a primeira mulher brasileira a alcançar a fase no Mundial deste ano.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Tênis de Mesa