Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil fecha campanha no Pan-Americano Júnior com cinco ouros

Todos os títulos do país na competição saíram na categoria Sub-19: no individual masculino, em ambas as disputas nas duplas e nas duas chaves por equipes

Delegação brasileira, equipe campeã geral do Pan-Americano (Divulgação/CONSUTEME)
Delegação brasileira, equipe campeã geral do Pan-Americano (Divulgação/CONSUTEME)

O tênis de mesa brasileiro encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano Sub-15 e Sub-19 com cinco medalhas de ouro. No último sábado (7), no encerramento do torneio em Lima, no Peru, Leonardo Iizuka brilhou com dois títulos no Sub-19, no individual e nas duplas, enquanto Giulia Takahashi também se sagrou campeã nas duplas ao lado de Victoria Strassburger. O país também levou o ouro nas disputas por equipes do Sub-19.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

No individual, Leonardo Iizuka derrotou o porto-riquenho Oscar Birriel por 4 a 3 nas quartas de final, em uma disputa acirrada. Logo depois, superou Diego Piguave, do Equador, por 4 a 0. Na grande final, o brasileiro enfrentou o canadense Simeon Martin e venceu por 4 a 2, com parciais de 11/9, 11/9, 3/11, 11/8, 5/11 e 11/8. Com Lucas Romanski, ele conquistou o ouro nas duplas ao derrotar Rafael Cabrera e Ramon Vila, da República Dominicana, por 3 a 1 (11/8, 11/3, 9/11 e 11/8). Hamilton Yamane ficou com o bronze em ambas as chaves, na parceria com Felipe Arado.

Nas duplas femininas, Giulia Takahashi e Victoria Strassburger brilharam na decisão ao bater as norte-americanas Kayla Goodwin e Rachel Wang pelo placar de 3 a 1, com parciais de 11/6, 7/11, 11/7 e 13/11. Giulia também chegou à final no individual, onde foi superada por Brianna Burgos, de Porto Rico, por 4 a 2 (11/9, 11/7, 4/11, 11/7, 4/11 e 11/7). Já Victoria, levou o bronze na chave.

No torneio por equipes, o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio nas duas disputas da categoria Sub-19. Entre os homens, Leonardo Iizuka liderou o time juntamente com Felipe Arado, Hamilton Yamane e Lucas Romanski. No feminino, Giulia Takahashi, Beatriz Kanashiro, Sabrina Miyabara e Victoria Strassburger formaram a equipe campeã.

Desempenho no Sub-15

Na categoria Sub-15 do Pan-Americano, Mahayla Sarda chegou à semifinal após vencer Mandy Yu, nos Estados Unidos, nas quartas de final por 3 a 0, com parciais de 11/9, 11/9 e 11/9. Na semifinal, ela acabou derrotada pela canadense Sunny Zhang por 3 a 1, conquistando a medalha de bronze. Nas duplas mistas, Mahayla e Felipe Okano levaram a prata após serem superados pelos norte-americanos Kef Noorani e Irene Yeoh (EUA) na final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Felipe também conquistou o bronze na chave individual, enquanto Luan Santos ficou com a prata. Ele perdeu a decisão para Steven Moreno, de Porto Rico, por 3 a 1. Felipe e Luan ainda terminaram com mais dois bronzes: nas duplas e na competição por equipes, ao lado de Vinicius Rech e Vitor Thiofilo. Mahayla Sarda finalizou em terceiro no feminino, juntamente com Isabela Paterno e Raiane Heidrich.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tênis de Mesa