Siga o OTD

Tênis de Mesa

Experiência de Gustavo Tsuboi é um dos trunfos do Brasil

Equipe de Gustavo Tsuboi perde na 1ª rodada da Bundesliga
Christian Martinez/RGB Studios

Gustavo Tsuboi é o mais experiente da equipe masculina, que conta ainda com os jovens Hugo Calderano e Eric Jouti.

O tênis de mesa brasileiro espera pelo início da Copa do Mundo por Equipes, que começa nesta quinta-feira (22/2), em Londres (Inglaterra). No time masculino, Gustavo Tsuboi, 32 anos, experimenta uma condição especial: a de ser a peça mais tarimbada de uma equipe renovada.

 Com larga vivência nas disputas pela Seleção Brasileira, pela qual é tricampeão pan-americano, entre outras conquistas, Gustavo é o mais “cascudo” da equipe. Ele, que foi diversas vezes o caçula de escretes nacionais com outros nomes consagrados como Hugo Hoyama e Thiago Monteiro, hoje tem papel de liderança ao lado de jovens talentosos como Hugo Calderano e Eric Jouti, com quem forma o trio brasileiro na Inglaterra.

 Tsuboi reconhece a bagagem que carrega e explica como pode ajudar os mais novos, mas lembra que os meninos do Brasil já possuem certa quilometragem.

 “Apesar de eu ser o mais velho da equipe, tanto o Hugo como o Eric têm bastante experiência, já participaram de vários torneios importantes. Somente o Eric vai jogar pela primeira vez uma competição desse calibre. Posso ajudá-los sim, motivando e tentando tranquilizar os companheiros. Eu e o Paco (Francisco Arado, treinador) teremos esse papel”, explica.

 Quanto às chances da equipe, o atleta – baseado na fase dos jogadores do Brasil – se permite uma expectativa viável e não elimina a chance de um resultado histórico.

 “Para a Copa do Mundo a gente não traçou exatamente um objetivo, mas temos uma boa chance de garantir classificação em nosso grupo. São quatro grupos de três seleções, viremos do segundo bloco para o sorteio e chegar às quartas é totalmente possível. Hugo vem jogando muito bem, eu tive até aqui uma boa temporada na Polônia, e o Eric vem subindo de nível a cada dia. A expectativa é chegar o mais longe que conseguirmos. Não descarto a chance de ir a uma semifinal, tampouco de conquistar uma medalha”, ressalta.

 De fato, Tsuboi tem tido destaque na Liga Polonesa, na qual defende o AZS Politechnika Rzeszow. Ele é o principal jogador de sua equipe, que lidera a liga local pouco antes do início dos playoffs.

 A Copa do Mundo por Equipes de Tênis de Mesa será disputada entre 22 e 25 de fevereiro, em Londres, com 12 seleções por gênero. O Brasil estará representado em ambos os naipes.

Mais em Tênis de Mesa