Siga o OTD

Tênis de Mesa

Takahashi e Calderano são os destaques de 2017

Takahashi e Calderano são os destaques do tênis de mesa em 2017
Divulgação

Bruna Takahashi e Hugo Calderano foram os destaques brasileiros do tênis de mesa em 2017. Relembre o ano da modalidade!

A temporada de 2017 começou cedo para os mesatenistas brasileiros. Logo em janeiro, Caroline Kumahara e Eric Jouti garantiram a classificação para o Pan-Americano de tênis de mesa, que aconteceu em setembro, na Colômbia. Os dois atletas venceram na Seletiva Nacional.

Também neste período, o brasileiro Hugo Calderano disputou a Champions League de tênis de mesa, representando o time alemão Ochsenhausen. Na competição, entretanto, a equipe foi eliminada nas quartas de final.

Daí em diante, foram vários Abertos ao redor do mundo – uns com medalhas brasileiras, outros não. Além disso, também cercado de expectativas, aconteceu o Mundial de Tênis de Mesa. A dupla formada por Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi tropeçou nas oitavas e final. No individual, Hugo se despediu na terceira fase da competição.

Em junho, uma competição recheada de medalhas brasileiras, o Pan-Americano Juvenil de tênis de mesa. Nas disputas por equipes, feminino e masculino, o Brasil ficou com a prata. Nas duplas mistas, foram conquistados o ouro e a prata, com Siddharta Almeida e Bruna Takahashi, e Carlos Ishida e Alexia Nakashima, respectivamente. Nas duplas femininas, Bruna Takahashi e Alexia Nakashima levaram o ouro. Bruna também foi campeã individual na competição. O Pan Juvenil, que aconteceu na Argentina, contou com sete representantes brasileiros: Bruna Takahashi, Alexia Nakashima, Tamyres Fukase, Carlos Ishida, Siddharta Almeida, Eduardo Tomoike e Sergio Bignardi.

O Pan-Americano de tênis de mesa foi disputado em setembro e teve cinco ouros, duas pratas e dois bronzes conquistados pelos representantes brasileiros – competição por equipes, no masculino e feminino, e nas duplas mistas com Bruna Takahashi e Vitor Ishy, além da disputa no masculino individual com Hugo Calderano e nas duplas com Vitor Ishiy e Eric Jouti.

Já em outubro, aconteceu o 51º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. Humberto Manhani e Maira Ranzeiro conquistaram o principal título da competição: ouro no individual do Absoluto A.

No mesmo mês, Gustavo Tsuboi participou da Copa do Mundo e foi eliminado nas oitavas de final. O brasileiro conseguiu a classificação à competição depois de ser o campeão da Copa Pan-Americana, quando bateu o conterrâneo Eric Jouti na final. Ele também esteve no torneio mundial há dois anos, quando chegou às quartas de final.

No Mundial Júnior, disputado em novembro, a equipe feminina ficou com o 12º lugar, enquanto a masculina terminou com o 15º. Bruna Takahashi foi a representante brasileira que seguiu mais longe na competição. No feminino, Livia Lima foi derrotada pela sul-coreana Juho Kim. Já no individual masculino, Eduardo Tomoike e Carlos Ishida também foram eliminados. Além disso, os representantes nos torneios de duplas acabaram fora – Siddharta Almeida e Sergio Bignardi na fase qualificatória e Carlos Ishida e Eduardo Tomoike nos 16 avos de final.

Depois de tantas disputas e conquistas, Hugo Calderano e Bruna Takahashi terminam o ano como os melhores brasileiros do ranking da ITTF. Enquanto o carioca ocupa a 31ª colocação na categoria masculina, a paulista de São Bernardo do Campo aperece na 154ª na feminina.

Relembre algumas etapas do circuito Mundial:

Aberto da Hungria

Em janeiro, Hugo Calderano acabou eliminado no torneio individual do Aberto da Hungria, ao ser derrotado pelo chinês Yan An. Nas duplas, porém, Hugo, ao lado de Gustavo Tsuboi, conquistou o vice-campeonato na final, ao sofrer a derrota para os chineses Bo Fhang e Yu Zhou por 3 sets a 1.

Além de Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, a dupla Cazuo Matsumoto e Victor Ishii também representou o Brasil na chave principal do torneio. Depois de conseguir a classificação pelo qualifying, eles foram eliminados na primeira rodada ao serem derrotados por Chen Chien-An e Chuang Chih-Yuan, de Taipei.

Aberto do Qatar

Hugo Calderano, um dos principais nomes do tênis de mesa brasileiro, sentiu um incômodo muscular na perna direita e, por precaução, a comissão técnica decidiu poupá-lo da competição, que aconteceu em fevereiro. O atleta sentiu a lesão durante a disputa do Campeonato Alemão, pelo Ochsenhausen.

Sendo assim, somente Gustavo Tsuboi participou do Aberto, e acabou eliminado ainda na fase de qualificação, pelo egípcio Omar Assar.

Aberto da Bielorrússia

Eric Jouti e Bruna Takahasi participaram desta etapa – os dois, entretanto, acabaram eliminados. Eric chegou às oitavas de final no individual, e Bruna caiu tanto nas duplas quanto na individual.

Aberto do Chile

Ao enfrentar a colombiana Paula Medina, Caroline Kumahara foi campeã do Aberto do Chile de tênis de mesa – etapa Challenge do circuito mundial. Esta foi a primeira competição internacional da brasileira depois da Olimpíada.

No Sub-21 masculino, Rafael Torino conquistou bronze. Já nas duplas, os brasileiros se despediram da competição sem subir ao pódio.

Aberto do Brasil

A etapa do Brasil aconteceu no início de maio, e teve muitos pódios com a presença de brasileiros. Bruna Takahashi foi campeã no Sub-21 individual. Ao lado de Lin Gui, a atleta também foi vice-campeãs de duplas.

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi conquistaram o ouro nas duplas masculinas. Depois, Calderano bateu o indiano Anthony Amaralj e conquistou o segundo ouro no Aberto do Brasil.

Aberto do Japão

Logo depois da disputa do Mundial, em junho, Hugo Calderano não conseguiu passar da primeira rodada da chave principal do Aberto do Japão.

Aberto da Argentina

Bruna Takahashi conquistou a medalha de prata nesta etapa. Na final, a brasileira foi derrotada por Amy Wang, dos Estados Unidos. No masculino, Siddharta Almeida, Carlos Ishida e Eduardo Tomoike foram eliminados.

Aberto da República Tcheca

Hugo Calderano não conseguiu avançar para a final do Aberto, mas conquistou a medalha de bronze na competição. Hugo também disputou o torneio de duplas e, ao lado do francês Simon Gauzy, de quem é companheiro no Ochsenhausen (ALE), ficou com a medalha de bronze.

Aberto da Áustria

Calderano deu adeus ao torneio na disputa por uma vaga na semifinal do individual. O atleta também participou do torneio de duplas, ao lado de Gustavo Tsuboi. Nas oitavas de final, os brasileiros foram derrotados pelos chineses Fang Bo e Zhou Yu, por 3 sets 0. Gustavo Tsuboi também esteve no individual, mas foi eliminado na segunda fase.

Vale lembrar que, nesta temporada, o Aberto da Áustria foi Platinum, ou seja, o mais importante na escala do circuito mundial.

Aberto da Bélgica

Já na semifinal, contra a sul-coreana Zion Lee, Bruna Takahashi sofreu uma derrota por 3 sets a 2 e, com isso, ficou com o bronze no individual feminino Sub-21.

Aberto da Alemanha

Depois de estrearem com vitória e avançarem às quartas de final, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi foram eliminados do Aberto da Alemanha, também da etapa Platinum – a mais importante do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Ambos também foram eliminados no simples.

Aberto da Suécia

Os brasileiros Eric Jouti, Bruna Takahashi e Lin Gui perderam suas partidas e deram adeus ao Aberto da Suécia. Nas duplas, Bruna e Lin jogaram bem, mas acabaram eliminadas.

Mais em Tênis de Mesa