Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Tênis de mesa paralímpico tem 1.º desafio internacional do ano

Aberto Paralímpico Costa Brava de tênis de mesa terá a participação de sete atletas que buscam somar pontos no ranking de olho no Mundial de Granada

Aberto Paralímpico Costa Brava de tênis de mesa
Marliane Santos estará em ação na Espanha.Alê Cabral/CPB.

A temporada 2022 do tênis de mesa paralímpico do Brasil começa nesta quinta-feira (24). Sete atletas do país disputam o Aberto Paralímpico Costa Brava, em Platja D’Aro, na Espanha: Aline Ferreira (classe 7), Evellyn dos Santos (classe 11), Fábio Silva (classe 3), Lucas Arabian (classe 5), Lucas Carvalho (classe 9), Marliane Santos (classe 3) e Sophia Kelmer (classe 8). Adilson Toledo será o treinador neste evento.

+Campo Grande recebe nesta sexta a Copa Brasil de paracanoagem

Trata-se de um bom desafio para os atletas que buscam pontos no ranking de olho na disputa do Mundial de Granada, também na Espanha, no mês de novembro. A partir desta temporada, o ranking teve alterações e os atletas precisam participar de mais eventos internacionais para poderem manter pontuação alta, a exemplo do que já acontece no tênis de mesa olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No grupo brasileiro, há nomes bem conhecidos, como Marliane Santos, que disputou os Jogos Paralímpicos de Tóquio. E outras boas apostas de jovens promissores, como Lucas Arabian, Lucas Carvalho e Sophia Kelmer. Carvalho busca seu segundo Mundial aos 22 anos de idade, enquanto Arabian e Sophia, recém-lançados no circuito mundial, já surpreendem com grandes resultados.

“É realmente um grande desafio. Depois da pandemia é a minha segunda competição internacional. Mas estou treinando bem e agora é colocar em prática tudo o que venho fazendo”, analisa Marliane.
O torneio na Espanha tem alguns aspectos importantes na preparação do ciclo paralímpico. Será a primeira oportunidade de os atletas brasileiros participarem de um torneio internacional de duplas mistas, que substituem as disputas de equipes a partir dos Jogos de Paris, em 2024.

Nesta competição, duas parcerias de brasileiros já poderão ser vistas em ação: Marliane Santos e Fábio Silva na classe XW7-10; e, Sophia Kelmer e Lucas Carvalho na classe XS17. Outros dois atletas brasileiros farão duplas com estrangeiros: Evellyn Santos vai jogar ao lado do espanhol Eduardo Martinez, na classe XD22; Já na classe XS14, Aline Ferreira estará atuando com o italiano Mirko Bruschi.

“Para mim, acredito que para todos, é uma novidade. Treinei com o Fábio e estou muito confiante”, resumiu Marliane.

“É muito bom fazer dupla com alguém de seu país, ainda mais com o Lucas. Estamos com um treinamento bem legal. É importante participar desse primeiro campeonato para podermos entrar no ranking com uma colocação boa”, detalha Sophia Kelmer.

Mais em Paralimpíada Todo Dia