Siga o OTD

Tênis de Mesa

Anfitriões e paulistas dominam as equipes estaduais do Brasileiro

Santa Catarina e São Paulo estiveram, respectivamente, em nove e sete finais, sendo que as catarinenses subiram ao lugar mais alto do pódio em sete categorias

Campeonato Brasileiro de tênis de mesa torneio de seleções estaduais
Equipe catarinense campeã do Absoluto D (Miriam Jeske)

O sexto dia do Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, na quinta-feira (9), teve como destaques as representações de Santa Catarina e São Paulo no torneio de seleções estaduais. Elas estiveram, respectivamente, em nove e sete finais, sendo que as catarinenses subiram ao lugar mais alto do pódio em sete categorias. O torneio está sendo realizado em Joinville, dedicado à memória de Maurício Kobayashi, técnico e benemérito da Confederação Brasileira de tênis de mesa, falecido na quarta (8).

Com Alexia Nakashima, Ana Cabral, Belissa Lisboa, Érica Peters, Laira Silva, Letícia Araújo, Mayara Neves e Priscila Salvador, Santa Catarina faturou a categoria absoluto A, batendo na final a Goiás por 3 jogos a 2. Composta pelas mesa-tenistas Daniele Silva, Gabrielli Machado, Júlia Oliveira, Liliane Girotto, Luise Lescowicz e Mariana Muniz, a seleção catarinense levou a também a categoria absoluto C do torneio de seleções estaduais, marcando 3 a 0 no Mato Grosso do Sul.

A terceira conquista no feminino ocorreu na categoria lady, destinada às mesa-tenistas a partir de 30 anos. E também foi por 3 jogos a 0 que Janaina Peters, Michele Viana, Narita Goulart e Sara Pereira passaram pela seleção paulista. Na sênior, destinada à mesma faixa etária, mas no gênero masculino, Erico Rosenscheg, Felipe Fontanive, Jeferson André da Silva e Tulio Moreira venceram a seleção do Paraná por 3 jogos contra 2, faturando o ouro.

+ Quarentão Timo Boll e a primeira medalha individual em Mundiais

Masculino

No absoluto B masculino, o triunfo foi por 3 jogos a 1 sobre São Paulo. O time catarinense contou com André Coelho, Daniel Carvalho, Marlon Spindola e Micael Souza. Por 3 jogos diretos, os catarinenses arrebataram a medalha de ouro na categoria absoluto D. Gilmar Junior, Marx Girotto, Paulo Schlichting e Pedro Vieira foram os responsáveis pela façanha sobre o Pará.

Na categoria absoluto E, os catarinenses Pedro Castro e Vinicius Buzatto Pinheiro bateram os adversários do Distrito Federal por 3 jogos a 0, conquistando a medalha de ouro. O primeiro revés de Santa Catarina ocorreu na categoria absoluto C, vencida pelos paulistas Enzo Bucci, Iago Bittencourt, Nicolas Andrade e Vitor Oliveira, por 3 jogos contra 1.

No total, a seleção de São Paulo levou três títulos de seleções estaduais neste sexto dia de competições em Joinville (SC). As demais conquistas vieram no absoluto A e veterano 5 (a partir de 50 anos). Na primeira, Emerson Maeda, Isaac Zauli, Pedro Rodrigues e Rafael Rocha superaram a Seleção do Amazonas por 3 a 1. Na segunda, David Pastor conduziu Fábio Mizutani na exitosa empreitada contra os paranaenses, vencida por 3 a 0.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rio, Norte e Sul no Brasileiro de tênis de mesa

O Rio de Janeiro teve 100% de aproveitamento nas finais que disputou: venceu as duas em que chegou. Os homens triunfaram no absoluto F, batendo o Maranhão na decisão em três jogos diretos. A seleção fluminense formou com Brenno Pereira e Caio Guilherme Chagas. Já Michele Nogueira e Rosiane Viana foram as melhores da categoria veterano 4 (a partir de 40 anos). Venceram São Paulo na final por 3 jogos contra 2.

A medalha de ouro na categoria veterano 7, para mesa-tenistas acima de 70 anos, tem passagem de volta marcada para o Pará. Na decisão que envolveu o Norte e o Sul do Brasil, Bianor Coelho e Irealvo Brito venceram os gaúchos por 3 jogos a 0. Outra medalha que viajará para longe é a da categoria veterano 6 (a partir de 60 anos). Na final entre São Paulo e Pernambuco, melhor para os nordestinos. A seleção formada por Domingos Silva, Edmar Menezes, Francisco Batista e José Araújo saiu-se vencedora em três jogos diretos.

O título da categoria veterano 4 (para atletas acima de 40 anos) também foi para o Nordeste. Representando Alagoas, Luiz Netto e Roberto Zangali impuseram uma das poucas derrotas aos donos da casa neste dia de competições. Triunfaram por apertados 3 jogos contra 2.

Categorias de base

Um dia antes, na quarta (8), o Campeonato Brasileiro de tênis de mesa conheceu os últimos campeões das categorias de base. Seis mesa-tenistas se sagraram campeões no individual. Beatriz Kanashiro faturou a categoria infantil feminino e Abimael Menezes, na masculina. Tamyres Fukase e Richard Pinheiro levaram na juventude. No super pré-mirim, as medalhas de ouro foram para Frederico Martins e Isabela Paterno. Um dia antes, na terça-feira (7), Luiza Fontanive ficou com o título no pré-mirim feminino e, no masculino, o campeão foi Gustavo Alencar. Já na categoria mirim masculino, Felipe Lara levou a melhor. No juvenil, Richard Pinheiro e Lhays Stolarski foram os vencedores.

Mais em Tênis de Mesa