Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano para em japonês e fica com o bronze no Cup Finals

Brasileiro perdeu para Tomokazu Harimoto, que enfrentaria o chinês Fan Zhendong na final em Singapura. Antes, pelas quartas, Hugo Calderano bateu o nigeriano Quadri Aruna

Hugo Calderano tênis de mesa WTT Cup Finals Hugo Calderano WTT Contender Doha tênis de mesa
(WTT)

Hugo Calderano perdeu para o japonês Tomokazu Harimoto por 4 a 1 e parou na semifinal do WTT Cup Finals de tênis de mesa nesta segunda-feira (6). Fica com o bronze. As parciais foram de 11/6, 11/9, 14/16, 11/5 e 11/3. Harimoto foi o justamente o atleta que Calderano superou no ranking mundial, no final de novembro, para atingir a histórica quarta colocação. Na outra semifinal do dia, entre chineses, Fan Zhendong, o primeiro do mundo, despachou Wang Chuqin, o 17º, por 4 games a 2, com parciais de 9/11, 11/9, 12/10, 6/11, 11/7 e 11/9.

Harimoto começou o duelo abrindo boa vantagem, mas que Calderano tirou e buscou o empate em 4 a 4. A seguir, o japonês de apenas 18 anos cresceu e complicou o jogo do brasileiro até fazer o 11 a 6. A segunda parcial não teve grandes vantagens no placar e foi comum marcador ficar empatado. Após o 9 a 9, porém, o asiático pontuou duas vezes seguidas para fazer 2 games a 0.

Com a desvantagem, o Hugo Calderano voltou mais agressivo e encaixou bolas nas paralelas, variando backhands e forehands. Apesar disso, a partida seguiu parelha, com o brasileiro mais consistente até descontar com o 16 a 14. No quarto game, Harimoto voltou melhor e conseguiu abrir 7 a 2. Quando o brasileiro parecia se recuperar, errou um saque e parou a reação. No final, deu 11 a 5 para o rival. Na sequência, o quinto do ranking mundial abriu 6 a 2 e não perdeu mais o controle do confronto até fazer 11 a 3 e, no jogo, 4 a 1.

A vitória do dia

Antes do duelo contra o japonês, ainda nesta segunda, Calderano derrotou o nigeriano Quadri Aruna por 3 a 1, parciais de 11/6, 6/11, 11/8 e 11/4, pelas quartas de final do WTT Cup Finals, torneio que está sendo disputado em Singapura. Antes, nas oitavas disputadas no domingo (5), o brasileiro passou com autoridade pelo chinês Lin Gaoyuan, o sétimo do ranking mundial. Quadri Aruna é o 13º da lista da federação mundial de tênis de mesa, a ITTF.

A partida contra Quadri Aruna começou parelha, ambos alternaram pontos até o meio do game. Dali em diante, Hugo Calderano se desgarrou no placar e encaixou boas bolas para fechar em 11 a 6. No segundo, o africano fez um excelente começo de parcial, chegou a abrir 6 a 1, mas Calderano conseguiu cortar para 6 a 5 contra. A seguir, porém, Aruna acabou se impondo e devolvendo os 11 a 6. Partida empatada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A terceira parcial também teve uma boa margem no marcador, agora para o brasileiro, que chegou a aplicar 7 a 3. Calderano ainda viu o adversário tentar se recuperar e complicar bastante o jogo, porém, com uma bola espetacular, o carioca fechou em 11 a 8. Em seguida, novo game parelho com os dois atletas se alternando à frente no placar. Aruna optou por um tempo técnico nos 5 a 4 que de nada adiantou: o mesa-tenista do Brasil emplacou seis pontos seguidos, fechou a parcial e, consequentemente, o jogo.

Mais em Tênis de Mesa