Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil é absoluto e conquista o tetra no torneio de equipes do Pan

Brasil é absoluto no masculino e vence pela quarta vez consecutiva o torneio masculino de equipes do Campeonato Pan-Americano

(Divulgação/CBTM)

A Seleção Brasileira segue mandando no tênis de mesa masculino das Américas. Pela quarta vez consecutiva, os atletas do Brasil venceram o torneio de equipes do Campeonato Pan-Americano, que jamais conheceu um outro campeão. O Chile foi o adversário batido na final, por 3 jogos a 1, na noite desta sexta-feira (19), na Villa Deportiva Nacional, em Lima, no Peru. Para chegar na final, o time composto por Gustavo Tsuboi, Vitor Ishiy e Eric Jouti teve de bater primeiro um tradicional adversário: a Argentina. E quase se complicou, já que a série de duelos não começou bem para os brasileiros.

“Estou muito feliz, a gente conseguiu ganhar o torneio, mesmo sem o Hugo (Calderano). As outras equipes fizeram jogo muito duro, mas isso mostra que o nível do tênis de mesa da América Latina está melhorando bastante. Enfrentamos o Chile na fase de grupos, mas na final eles valorizaram bem mais. É bom demais terminar assim”, disse Vitor Ishiy.

O primeiro a ir para a mesa foi Jouti, que encarou Horacio Cifuentes. O brasileiro não encaixou seu jogo no início e perdeu por 11 a 4 o primeiro set. Se recuperou na sequência, vencendo por 11 a 5. Perdeu o terceiro, esteve atrás no placar no quarto, mas conseguiu uma virada incrível, na parcial mais disputada da partida. Porém, no desempate, não manteve o mesmo ritmo e foi vencido por 3 a 2 (4/11, 11/5, 9/11, 16/14 e 6/11).

+ Brasil bate o Canadá e equipe feminina leva o tri no Pan-Americano de tênis de mesa

O segundo duelo era de Vitor Ishiy contra Gastón Alto. E tudo se encaminhava para mais uma derrota, com o brasileiro não conseguindo impor o seu ritmo, perdendo dois sets e ficando novamente atrás no placar na terceira parcial.

Foi aí que o técnico Francisco Arado, o Paco, pediu tempo. E o jogo mudou completamente. Um Vitor confiante na mesa conseguiu virar e fechou o terceiro set. O brasileiro passou a dominar as ações, controlando a partida nos dois sets seguintes e marcou o primeiro ponto brasileiro com vitória por 3 a 1 (13/15, 6/11, 11/9, 11/8 e 11/7).

 tênis de mesa
Vitor Ishiy venceu os dois duelos decisivos do dia no Pan de tênis de mesa em Lima (Santiago Regaira/ITTF Americas)

A vitória de Ishiy trouxe confiança para todo o time. Gustavo Tsuboi veio para o terceiro confronto diante de um empolgado e agitado Santiago Lorenzo. E valeu a experiência do número 38 do mundo: vitória por 3 a 0, com parciais de 11/4, 11/8 e 11/9. O quarto duelo, decisivo, foi de Ishiy contra Cifuentes. Mas, a esta altura, o argentino não conseguia achar boas soluções contra o brasileiro, que venceu por 3 a 0 (11/4, 11/8 e 11/9), garantindo o passaporte para a decisão do Pan de tênis de mesa.

Chilenos no caminho

Na final, o adversário da vez foi Chile. E, novamente, dificuldades no início. Gustavo Gomez dominou as duas primeiras parciais contra Eric Jouti, com o brasileiro se recuperando no terceiro set. No set final, Gustavo Gomez foi avassalador a partir de 5 a 5 e acertou todas as bolas, vencendo por 3 a 1, com parciais de 8/11, 7/11, 11/7 e 5/11.

Vitor Ishiy fez um bom começo de confronto contra Juan Lamadrid, acertando bons ataques e contra-ataques. Sem dar chance alguma para o oponente, o brasileiro aplicou 11 a 4. O mesmo cenário permaneceu para o segundo set. Ishiy dominou totalmente as ações, o que ocasionou em um pedido técnico quando estava 5 a 2 para o atleta do Brasil. De nada adiantou: triunfo verde e amarelo por 11 a 7.

A parcial seguinte começou da mesma forma, com Ishiy sendo superior. Porém, o chileno teve uma ótima recuperação, encaixou o seu jogo e mostrou consistência, o que o fez vencer por 11 a 8. Em seguida, o atleta do Brasil voltou melhor do revés sofrido e conseguiu abrir uma larga vantagem no meio do set. Com a margem construída, o brasileiro só teve o trabalho de fechar a partida em 3 a 1 (11/4, 11/7, 8/11 e 11/3). Equipes empatadas em Lima.

Gustavo Tsuboi não conseguiu um bom início diante de Felipe Olivares. Diante do também canhoto chileno, não conseguiu aplicar algumas de suas principais armas, como o venenoso saque. Olivares chegou a ter 6 a 1 no placar e controlou o primeiro set até o final. Mais vibrante na segunda parcial, Tsuboi até equilibrou o duelo, mas acabou batido novamente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A reação veio no terceiro set, após um pedido de tempo do técnico Francisco Arado. O brasileiro passou a errar menos, foi superior no momento decisivo do terceiro set e também conseguiu a vitória no quarto. A última parcial foi tensa, disputada ponto a ponto. Gustavo teve dois match points, mas Olivares foi buscar. Na terceira vez, o brasileiro não deixou escapar: vitória com 3 a 2 no placar (6/11, 7/11, 11/8, 11/7 e 13/11).

Os chilenos não desistiram. Gustavo Gomez ofereceu resistência ao brasileiro Vitor Ishiy no início do quarto jogo. Mas ele reagiu rapidamente, dominando completamente a segunda parcial. O panorama dos dois primeiros sets se repetiu na sequência, com Gomez vencendo a terceira parcial e sendo totalmente dominado na quarta. Ishiy foi arrasador no desempate. Abriu 7 a 1 e controlou até o ponto do título, vencendo a partida por 3 a 2 (9/11, 11/3, 8/11, 6/11 e 11/6).

Saldo muito positivo

O Brasil manteve a hegemonia do torneio de equipes do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa, criado em 2017. O time masculino venceu as quatro edições disputadas (não houve competição em 2020) e o time feminino só perdeu uma vez, em 2019. Além dos títulos de equipes, em Lima, o Brasil foi ouro no individual masculino (Hugo Calderano) e nas duplas mistas (Bruna Takahashi e Vitor Ishiy). No total, foram nove medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

Os brasileiros não terão descanso. O próximo desafio já começa na terça-feira, em Houston, nos Estados Unidos: o Campeonato Mundial Individual e de Duplas de tênis de mesa.

Mais em Tênis de Mesa