Siga o OTD

Tênis de Mesa

Leonardo Iizuka conquista o torneio sub-15 do WTT Youth Contender da Hungria

Leonardo Iizuka derrotou o tcheco Martin Sip por 3 a 2 e levou primeiro título da carreira no Circuito Mundial de Jovens

Leonardo Iizuka conquista o torneio sub-15 do WTT Youth Contender da Hungria
(Divulgação/CBTM)

A quarta-feira (03) é dourada para o tênis de mesa brasileiro. Com uma campanha espetacular no torneio sub-15 do WTT Youth Contender, que está acontecendo em Szombathely, na Hungria, Leonardo Iizuka saiu com a medalha de ouro do peito da Arena Savaria de forma invicta. O título foi conquistado após o brasileiro ter feito uma partida duríssima contra o tcheco Martin Sip na grande decisão do campeonato. Vitória por 3 a 2 (9/11, 12/10, 11/7, 9/11 e 11/7) para o atleta do Brasil, que levou o primeiro título da carreira no Circuito Mundial de Jovens, o WTT Youth Series.

A caminhada de Leonardo Iizuka rumo ao título começou com a liderança do brasileiro no Grupo 10 na primeira fase do torneio sub-15. No triangular, o mesa-tenista mediu forças contra o austríaco Franciszek Kolodziejczyk e o canadense Kenny Ly. Como terminou na primeira colocação, Leonardo não precisou passar pela fase de 64 por estar de “bye”.

Na fase de 32, o embate do brasileiro foi contra o esloveno Brin Petrovski, que saiu derrotado por 3 a 0 (13/11, 12/10 e 11/9). Na fase seguinte, Iizuka repetiu o bom desempenho e o resultado contra o norueguês Khai Lam, as parciais foram de 13/11, 15/13 e 12/10.

+ Hugo Hoyama deixa o comando da seleção feminina e se torna embaixador

O campeão continuou a boa campanha nas quartas de final, fase em que bateu o indiano Preyesh Raj por 3 a 1, com parciais de 12/10, 8/11, 11/9 e 12/10. No jogo decisivo para buscar uma vaga na final, Leonardo Iizuka teve um embate difícil contra Daniel Berdoza, da Espanha. O confronto só foi decidido no quinto set, quando Iizuka fechou o duelo em 3 a 2 (13/11, 8/11, 10/12, 14/12 e 11/7).

O medalhista de ouro acredita que o psicológico foi decisivo para o seu trinfo na Hungria: “O que foi fundamental para mim foi manter minha cabeça bem calma durante os jogos, e eu acho que isso ajudou muito para que pudesse buscar no placar, pois, em muitas das vezes, eu saia perdendo e depois conseguia buscar”, avaliou.

Lígia Silva, treinadora da Seleção Brasileira nas categorias de base, acompanhou Iizuka durante a campanha vencedora do atleta. Para ela, a confiança do brasileiro foi determinante. “Senti que ele estava bem confiante e aproveitando o momento ali na mesa. Via que a cada jogo estava muito bem e aproveitando as oportunidades nas horas decisivas”, contou a técnica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O detentor do título viaja para a Eslováquia para tentar repetir a grande campanha em outra edição do WTT Youth Contender, agora em Senec. O brasileiro vai estar na disputa dos torneios sub-15 e sub-17 do evento, que começam nesta sexta-feira.

Em categoria acima, brasileiras se despedem na Eslováquia

O palco da próxima competição de Leonardo Iizuka vai ser o mesmo em que Giulia Takahashi e Laura Watanabe foram à mesa nesta quarta-feira pelo sub-19 do WTT Youth Contender da Eslováquia. Elas fizeram um bom campeonato na categoria acima da qual são pertencentes, chegaram à fase decisiva, mas caíram antes de pegarem medalha.

Giulia foi quem chegou mais longe. A atleta alcançou as quartas de final (apenas uma fase de conseguir ao menos um bronze), mas foi batida pela indiana Swastika Ghosh por 3 a 0, com parciais de 10/12, 4/11 e 8/11. Laura foi eliminada pela holandesa Emine Ernst ao ter sido superada pelo mesmo placar do revés de sua compatriota. As parciais foram de 8/11, 7/11 e 6/11.

Mais em Tênis de Mesa