Siga o OTD

Tênis de Mesa

Karina Shiray fatura Absoluto A e mais três títulos no TMB Challenge Plus em Recife

Além do principal título da competição, atleta conquistou o Infantil, Juvenil e o Rating A na capital pernambucana

Karina Shiray fatura Absoluto A e mais três títulos no TMB Challenge Plus em Recife
(Fábio Shiray)

O TMB Challenge Plus, no Recife (PE), terminou neste domingo (10), e uma atleta dominou totalmente os holofotes na competição. Karina Shiray, de apenas 14 anos, ganhou tudo o que disputou e levou para São Paulo o principal título da competição, o Absoluto A, e o ouro no Infantil, Juvenil e Rating A. E tudo isso sem perder nenhum set durante todo o campeonato. Este é o segundo torneio seguido que a atleta da Associação Registrense de Tênis de Mesa – ARTEME-SP conquista o evento principal (ela faturou o TMB Challenge Plus, no Rio de Janeiro, realizado no último final de semana).

Para ficar com o título do Absoluto A, a atleta terminou na liderança do Grupo 1 ao derrotar Paula Silva (Fundação Nossa Senhora da Paz-PI), Ana Flexa (AABB Fortaleza-CE) e Verônica Lima (Mesatenistas do Clube das Águias-PE), todas por 3 a 0. Na semifinal, ela triunfou diante de Gabrielly Silva (Mesatenistas do Clube das Águias-PE) por 3 a 0, com parciais de 11/4, 11/1 e 11/3. Na final, Karina derrotou a companheira de clube de Gabrielly, Bruna Silva, também por 3 a 0 (11/9, 11/5 e 11/6).

+ Derrota em Tóquio serviu de motivação para Calderano levar título em Doha

Karina Shiray foi dominante também nas categorias de base. Ela decidiu o Infantil em grupo único e, como venceu todos os seus jogos, ficou com o ouro. Na categoria, ela derrotou Mariana Brandão (Mesatenistas do Clube das Águias-PE), Aroní Souza (Associação Caruaruense/IBRA/PMC-PE), Gabrielly Silva e Maria Lopes (Associação Carioca de Tênis de Mesa-RJ). A carioca foi a adversária de Karina na final do Juvenil e foi derrotada pela paulista por 3 a 0 (11/5, 11/7 e 11/6).

“Estou muito feliz com meu desempenho aqui no Challenge Plus de Recife. Em termos de resultados, foi um campeonato perfeito. Em todas as categorias que eu joguei conquistei o primeiro lugar e não perdi nenhum set. Mesmo apresentando algumas dificuldades e sentindo que ainda não estava jogando muito bem, consegui superar e vencer os jogos. Agora é voltar para casa, treinar, pois as competições não param”, disse a campeã.

No Rating A, a disputa foi feita em grupo único. Karina Shiray derrotou todas as outras adversárias para ficar com o campeonato. Ela passou por Maria Lopes, Larissa Riberti (Aeroclube-RN) e Bruna Silva.

O Absoluto A masculino do TMB Challenge viu um atleta do Rio Grande do Norte desbancar favoritos ao título em Recife. Lucas Souza, do Aeroclube-RN, eliminou Henrique Narita (Academia de Tênis de Mesa Life Pong-SP), atual líder do ranking nacional, na semifinal, por 3 a 0, com parciais de 12/10, 11/6 e 11/7. Na decisão, o potiguar encarou Wesley Rosa (Associação de Tênis de Mesa de Varginha WRTT-MG) e o superou por 3 a 1 (9/11, 12/10, 11/3 e 14/12) para ficar com o ouro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nas classes paralímpicas, o destaque vai para Lucas Carvalho, que conseguiu ficar com a primeira colocação da Classe 9 em casa. O pernambucano defende a Associação Atlética Unicap-PE e levou o campeonato ao terminar na liderança do grupo único da classe. No caminho para o ouro, Carvalho venceu todos os seus jogos por 3 a 0. Os adversários foram Flávio Seixas (Fluminense Football Club-RJ), Reginaldo Gomes (Calangos/Andro/Monsterglue/NGR/Crajubar-CE), João Saraiva e Matheus Lamboglia (ambos da AABB Fortaleza-CE).

“Foi uma conquista muito especial, pelo fato de ter sido a primeira edição do Challenge Plus em Recife. Consegui jogar bem, de maneira segura e assegurar o ouro na classe 9, sem perder sets, e o bronze no Absoluto B. O campeonato serviu de preparação para as etapas do Circuito Mundial do fim do ano (França, Argentina e Costa Rica) e para o Brasileiro de Joinville”, disse o pernambucano.

O mesa-tenista explicou qual foi a sensação de ter jogado um campeonato nacional em casa e explicou o que isso representa para o estado.

“Foi uma sensação incrível. É sempre bom ter torneios desse nível aqui no estado, com atletas de várias partes do país. Espero que seja o pontapé para que Pernambuco volte a sediar competições ainda maiores, como o TMB Platinum, tendo em vista que competições dessa magnitude são essenciais para o desenvolvimento do tênis de mesa no estado”, pontuou Carvalho.

Mais em Tênis de Mesa