Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence o Japão e está nas quartas de final na classe 6-7 na Paralimpíada

Equipe formada por Israel Stroh e Paulo Salmin atropelou japoneses nas oitavas de final do torneio de equipes e enfrenta a China nas quartas

Brasil x Japão - Tênis de Mesa - Paralimpíada de Tóquio
Fotos: Takuma Matsushita e Fábio Chey/CPB.

O Brasil começou bem o torneio de equipes de tênis de mesa na Paralimpíada. No início da madrugada desta terça-feira (31), no Ginásio Metropolitano de Tóquio, o time formado por Israel Stroh e Paulo Salmin venceu a equipe do Japão, composta por Masachita Inoue e Katsuyoshi Yagi, por 2 a 0, pelas oitavas de final da classe 6-7 masculina.

Com o resultado, os brasileiros conseguiram a vaga para a próxima fase, onde enfrentam a forte equipe chinesa, que ficou de bye. A partida das quartas de final está marcada para começar às 7h30 (horário de Brasília). Quem vencer já garante uma medalha, pois não há disputa de terceiro lugar nos torneios de tênis de mesa dos Jogos Paralímpicos.

+ GUIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

O confronto

O primeiro desafio do Brasil foi com a partida de duplas. Stroh e Salmin adotaram uma estratégia agressiva e desequilibraram totalmente os japoneses na mesa. Venceram bem o primeiro set, mas tiveram uma queda brusca de rendimento na segunda parcial, com muitos erros, permitindo o empate. A partir do terceiro set, voltaram a ter o domínio das ações, encaixando o jogo e vencendo por 3 sets a 1 (11/7, 2/11, 11/5 e 11/8).

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

No segundo duelo, individual, Israel Stroh enfrentou Masachita Inoue, que começou a partida abrindo boa vantagem. O atleta do Brasil reagiu, chegou a levar o primeiro set para o desempate, mas não conseguiu fechar. Na segunda parcial, novamente Inoue começou dominando, mas Israel conseguiu a virada no momento crucial, garantindo o empate em sets.

No terceiro set, muito equilíbrio até o 7 a 7. A partir daí, o japonês aproveitou os erros do brasileiro e conseguiu a vitória. Na quarta parcial, só deu Israel, que chegou a abrir 10 a 0 e venceu por 11 a 4. Ele manteve o desempenho no início do quinto set, viu o japonês encostar, mas foi melhor no momento decisivo, fechando em 3 a 2 (10/12, 11/9, 7/11, 11/4 e 12/10), caindo logo em seguida no chão, com a sensação de missão cumprida até ali.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Eliminações em duas classes

Na classe 9-10 masculina, Luiz Filipe Manara e Carlos Carbinatti se despediram dos Jogos Paralímpicos nas oitavas de final, diante dos australianos Ma Lin e Joel Coughlan. Na partida de duplas, vitória dos australianos por 3 a 0 (4/11, 6/11 e 5/11), placar que se repetiu no segundo confronto, de Carbinatti contra Ma Lin (3/11, 5/11 e 2/11). Desta forma, os australianos fecharam em 2 a 0.

Já nas quartas de final da classe 6-8 feminina, o time brasileiro acabou eliminado pelas russas. A dupla formada por Millena Santos e Lethicia Lacerda foi superada por Viktoriia Safonova e Maliak Alieva por 2 jogos a 0. No primeiro duelo, a partida de duplas, as representantes da Rússia saíram com o triunfo por 3 sets a 1, com parciais de 11/4, 11/6, 8/11 e 12/10.

Já na segunda partida, Millena Santos foi superada por Viktoriia Safonova por 3 sets a 0, com parciais de 11/6, 11/8 e 11/9. Com o resultado, a dupla brasileira foi eliminada da competição por equipes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Mais em Paralimpíada Todo Dia