Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano vence dois chineses e está nas oitavas do Aberto da Áustria

Hugo Calderano vence dois chineses e está nas oitavas do Aberto da Áustria

Dos seis brasileiros que começaram a disputa no Aberto da Áustria de tênis de mesa, sobrou apenas o melhor deles: Hugo Calderano. Número 1 do país e 31o. do ranking mundial, o mesatenista superou dois chineses nesta sexta-feira e se garantiu nas oitavas-de-final. Ele volta a jogar às 10h50 deste sábado contra o dinamarquês Jonathan Groth. Thiago Monteiro, que havia passado da primeira rodada, caiu na segunda ao perder para Kwan Kit Ho, de Hong Kong, por 4 a 0 (5-11,7-11,8-11,7-11).

Não foi fácil a vida de Hugo Calderano para chegar até as oitavas-de-final. Depois de vencer Chuqin Wang por 4 a 2 (11-5,6-11,14-12,11-8,4-11,11-8), o brasileiro teve outro chinês, Yinchi Fang, pela frente na segunda rodada e o jogo foi ainda mais duro.

Calderano perdeu o primeiro set por 11 a 5, mas respondeu com 11 a 3 e 11 a 6 para virar o placar. Fang empatou de novo com 11 a 7, o brasileiro foi a frente de novo num duro 11 a 9, mas o chinês não se deu por derrotado e venceu a sexta parcial por 15 a 13. No último e decisivo set, no entanto, Hugo garantiu a vitória por 11 a 6 e fechou o jogo em 4 a 3.

O adversário de Hugo Calderano nas oitavas-de-final será o dinamarquês Jonathan Groth, que é o 33o. do ranking mundial, apenas duas posições atrás do brasileiro, e que foi eliminado na terceira rodada da Olimpíada do Rio de Janeiro, ao perder para o chinês Ma Long, que acabou com a medalha de ouro, por 4 a 0.

Hugo Calderano chegou uma fase mais longe do que Groth, sendo eliminado nas oitavas-de-final pelo japonês Jun Mizutani, que ficou com a medalha de bronze, e perdeu para o campeão olímpico na semifinal.

Se passar de Groth, Calderano enfrenta nas quartas-de-final o vencedor do duelo entre Kwan Kit Ho, que eliminou Thiago Monteiro e é o atual 42o. do ranking, e o alemão Ruwen Filus, número 64 do mundo.

Além de Hugo Calderano e Thiago Monteiro, participaram do Aberto da Áustria Gustavo Tsuboi e Lin Gui, que foram eliminados na primeira rodada da chave de simples, e Eric Jouti e Martina Kohatsu, que não conseguiram passar do qualifying.

 

Mais em Tênis de Mesa