Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano não dá chances a rivais e é campeão do Desafio das Estrelas

Em paralelo ao Campeonato Brasileiro de Verão de tênis de mesa, que está sendo disputado em Chapecó, foi disputado também o Desafio das Estrelas em homenagem a Biriba, primeiro grande nome do país da modalidade. O torneio começou na sexta e terminou neste sábado com a conquista de Hugo Calderano, que atualmente é o 31o. colocado do ranking mundial, melhor classificação de um brasileiro na história.

“Esse ano tem sido muito para mim, especialmente por causa das Olimpíadas. Consegui jogar muito bem no Rio com o apoio da torcida. Meu objetivo sempre foi fazer o tênis de mesa ser mais conhecido no Brasil e acho que aos poucos estamos conseguindo isso”, disse Calderano em entrevista ao Sportv, que transmitiu ao vivo o torneio.

Hugo Calderano estreou no Desafio das Estrelas na sexta-feira e bateu o argentino Rodrigo Gilabert sem grandes dificuldades por  4 sets a 0 (11/9; 11/6; 11/6 e 11/2) nas quartas-de-final. Nas outras partidas da fase, três vitórias brasileiras sobre adversários sul-americanos.

Cazuo Matsumoto (85º) encarou o chileno Gustavo Gomez e o derrotou em uma partida que durou sete sets: 4 a 3 para o brasileiro, com parciais de 7/11, 11/8, 11/7, 8/11, 8/11, 11/6 e 11/9.  Vitor Ishiy tomou um susto contra Gastón Alto, mas virou o jogo e venceu por 4 a 1 (9/11; 11/5; 11/5; 11/3 e 11/7). No fechamento da noite, Eric Jouti teve pela frente o uruguaio Damian Moleda e assegurou uma semifinal 100% brasileira ao derrotar o adversário por 4 sets a 0 (11/8; 11/7; 11/9 e 11/5).

As semifinais aconteceram neste sábado de manhã. Primeiro, Cazuo Matsumoto derrotou Eric Jouti. Depois, Hugo Calderano venceu  Vitor Ishiy por 4 a 2 e se garantiu na decisão.

 

Na partida decisiva, Cazuo Matsumoto deu a pinta de que daria trabalho ao mesatenista número 1 do Brasil ao abrir 4 a 0 e depois 5 a 1 no placar, mas Hugo Calderano reagiu, passou a frente em 7 a 6 e fechou o primeiro set em 11 a 7.

No segundo, Calderano liderou do começo ao fim e fechou em 11 a 6. No terceiro, Cazuo vencia por 7 a 4, mas o adversário fez cinco pontos seguidos, virou o placar e acabou fechando em 11 a 9 na parcial mais equilibrada do confronto.

No quarto set, Hugo Calderano disparou logo na frente e teve sete match points a seu favor quando o placar era de 10 a 3. Cazuo Matsumoto chegou a defender dois deles, mas o melhor mesatenista do Brasil fechou o quarto set em 11 a 5 e a vitória por 4 a 0, conquistando o título do Desafio das Estrelas.

“É sempre difícil jogar contra o Cazuo. A gente se conhece muito. Tive que entrar mais concentrado porque ele tem um saque e uma recepção muito boa”, analisou Hugo Calderano, que  ainda vai disputar os Abertos da Áustria e da Suécia pelo circuito mundial.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa