Siga o OTD

Tênis de Mesa

Quatro ligas paulistas se integram ao novo modelo de competições da CBTM

Liga Paulista, Liga Litoral, Nossa Liga e Ping Panda se integram sistema da CBTM. Atletas poderão participar do ranking nacional e receber benefícios

Atletas participantes das Ligas estarão integrados ao sistema nacional. Foto de Arquivo: Liga Paulista
Atletas participantes das Ligas estarão integrados ao sistema nacional (Liga Paulista)

Atletas de mais quatro ligas do interior paulista já poderão fazer parte do ranking nacional de tênis de mesa e participar de programas como o Ping Pontos TMB, integrando o sistema nacional como membros bronze. As Ligas Paulista, Litoral, Nossa Liga e Ping Panda oficializaram a participação no Novo Modelo de Competições da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e proporcionam o crescimento de quatro para oito no número de organizações regionais filiadas no interior de São Paulo. Liga do Vale, Liga Nipo, Liga Oeste e Liga Metropolitana já faziam parte do novo sistema, implantado no início de 2020.

Com isso, quase todas as maiores Ligas de São Paulo já fazem parte do novo sistema. Países como a França (67 milhões de habitantes) e Alemanha (83 milhões) contam com 250 mil e 700 mil filiados às suas federações nacionais, respectivamente, todos pagando anuidades e fortalecendo o tênis de mesa daqueles países. A CBTM tenta seguir o caminho de crescimento de sua base, com o planejamento de chegar a 50 mil filiados até 2024.

“A Liga Paulista de Tênis de Mesa foi a primeira Liga oficialmente constituída no Brasil, e nesse ano completamos 25 anos de história. Desde o nosso início, estivemos próximos da CBTM e do sistema nacional de competições. Atualmente a CBTM vem criando novos caminhos para as competições em todo o território nacional, e acreditamos que essa reformulação vem para contribuir com os atletas e clubes do país”, explica Francine Camargo, que comanda a Liga Paulista.

+ São Caetano domina o último dia da Seletiva para as seleções sub-15 e sub-21

“A Liga Litoral foi criada em razão de a Baixada Santista ser um celeiro de atletas e não existir uma liga oficial na Região. Antes, os atletas só pontuavam em eventos nacionais e, agora, conseguirão pontuar nos eventos da Liga. A filiação oportuniza aos atletas já se ambientarem com o sistema de competições da CBTM”, comemorou Danilo Pastoriza, que lidera a Liga Litoral.

“A gente fica na expectativa de melhorar com essa filiação. São portas que se abrem para conseguirmos mais recursos e termos mais pessoas jogando tênis de mesa. A maioria da comunidade quer isso”, explica Wlamir Costa, presidente da Nossa Liga, de São José do Rio Preto.

Segundo Sandro Abrão, líder de desenvolvimento da CBTM, o tênis de mesa brasileiro ganha com a oficialização da participação destas organizações em um único sistema: “Já são oito ligas com atletas integrados ao ranking nacional. Neste primeiro momento, estamos na fase de cadastramento dos atletas e esperando passar esse momento da pandemia, para darmos sequência ao calendário de competições. Foi muito o importante o apoio da Federação Paulista nesta regularização, o que vai fortalecer ainda mais o tênis de mesa do estado”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Novo Modelo de Competições

O Novo Modelo de Competições foi resultado de uma série de debates que incluiu reuniões formais do Comitê Executivo, do Conselho de Administração e da Comissão de Atletas, além de sugestões livres advindas de contatos informais com praticantes, treinadores, dirigentes e outros. Em essência, tem como objetivo integrar todo o sistema de competições em um único escopo (VEJA MAIS AQUI). Desta forma, os novos membros estarão participando do sistema nacional, integrados e chancelados pela CBTM.

O Ping Pontos TMB, exclusivo para os filiados da CBTM, conta com uma rede integrada de parceiros, com lojas já conhecidas nacionalmente, como Casas Bahia, Movida, Magazine Luiza, Net Shoes, Centauro, Extra, Americanas, Booking, entre outras. A rede permite que a compra de produtos e serviços sejam feitos com descontos e em todos os momentos sejam recebidos pontos equivalentes. Tudo é feito em ambiente virtual.

Os pontos conquistados em pagamentos na entidade (como taxas e inscrições) e em lojas parceiras poderão ser trocados por experiências exclusivas, produtos da Seleção, taxas de cursos e registros e por prêmios na própria rede de parceiros. O programa possui um painel administrativo em que é possível observar todos os dados de consumo dentro desta rede.

Mais em Tênis de Mesa