Siga o OTD

Tênis de Mesa

CBTM realiza seletiva para as seleções de base no fim de semana

Seletiva para as seleções de base será disputada em Piracicaba, com portões fechados, e vai definir oito atletas que representarão o país em diversos torneios

Gabriela Fujii é uma das participantes da Seletiva. Foto de Arquivo: Daniel Zappe.
Gabriela Fujii é uma das participantes da Seletiva. (Daniel Zappe)

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) realiza, no próximo final de semana (13 e 14), no Centro de Treinamento Fran TT, em Piracicaba (SP), a Seletiva para a Seleção Brasileira das categorias de base. Serão definidos oito atletas que representarão o país no Campeonato Sul-Americano Sub-15 e Sub-19 e nos Torneios Classificatórios para os Jogos Pan-Americanos Sub-21. 

Nesta quinta-feira, em live do canal da CBTM no YouTube, foram sorteados os confrontos da primeira fase do torneio. Esta foi apenas uma das mudanças realizadas em razão da pandemia do novo coronavírus, para evitar aglomeração de pessoas no dia do evento. Os confrontos serão realizados em sistema eliminatório, também para evitar maior permanência de atletas no ginásio. Somente terão acesso ao local da Seletiva os atletas, um técnico para cada mesa-tenista, os árbitros e os envolvidos diretamente na organização.

+ As memórias olímpicas de Mariany Nonaka em Atenas-2004 e Pequim-2008

As disputas de vagas no Sub-15 feminino acontecem no sábado, a partir de 8h (de Brasília). O Sub-19 masculino está marcado para 10h e o Sub-19 feminino será disputado a partir de 14h. No domingo estão marcadas as disputas do Sub-15 masculino (8h), Sub-21 feminino (10h), e Sub-21 masculino (13h30).

Três jogadores já estão previamente convocados por critérios técnicos: Diogo Silva (campeão sul-americano 2020, no Peru), para a Seleção Sub-19 masculina; Giulia Takahashi (campeã do Aberto do Peru, do Circuito Mundial Júnior 2020), para a equipe Sub-19 feminina;  e, Leonardo Iizuka (campeão sul-americano 2020, no Peru), para a Seleção Sub-15 masculina. Serão oito vagas em disputa na seletiva: duas para o Sub-15 feminino, duas para o Sub-21 masculino, e uma para as categorias Sub-15 masculino, Sub-19 feminino, Sub-19 masculino e Sub-21 feminino. 

O Campeonato Sul-Americano Sub-15 e Sub-19 está marcado para acontecer entre os dias 24 e 29 de maio, em Lima (PER). O Torneio Classificatório de Equipes para os Jogos Pan-Americanos Sub-21 deve ocorrer em Cucuta (COL), entre 26 e 28 de abril. Já o Torneio Classificatório Individual deverá acontecer entre 12 e 14 de maio, em San José (CRC). O torneio de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos Sub-21, em Cali (COL), está marcado para o período de 10 a 15 de setembro. Vale lembrar que todas as competições ainda carecem de confirmação, em razão da pandemia do novo coronavírus. 

Ao todo, 78 atletas foram convocados. O clube que mais tem atletas disputando a seletiva é o SERC Santa Maria/São Caetano, com 23 mesa-tenistas, seguido pelo Itaim Keiko/JJ Yamada (SP), com 17, Saldanha da Gama (SP), com seis, Pró Tênis de Mesa de Joaçaba (SC), com quatro, e, ACENB Ivoti (RS), com três. São Paulo é o estado brasileiro com mais convocados (56). Logo depois, estão Santa Catarina (8), Rio Grande do Sul (5), Paraná (5), Minas Gerais (2), Mato Grosso (1) e Rio de Janeiro (1).

Mais em Tênis de Mesa