Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano celebra disputar Copa do Mundo e espera nível alto

Número seis do mundo, brasileiro estreia direto nas nas oitavas de final da competição e espera jogos difíceis pelo alto nível e falta de ritmo

A espera acabou! Depois de meses sem competições internacionais, a Copa do Mundo de tênis de mesa começa na noite desta quinta-feira (12), na China. Número seis do mundo, Hugo Calderano, do Time Nissan, um dos brasileiros que estará em ação, celebrou a oportunidade de voltar a disputar um torneio como este depois de tanto tempo.

“É muito bom poder jogar de novo, depois de tanto tempo sem competições internacionais. Então estou muito feliz de estar de volta aqui jogando essa Copa do Mundo. Acho que está todo mundo ansioso, principalmente os jogadores. A gente está querendo competir e vai ser muito bom”, comemorou em entrevista à ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).

+Veja todas as notícias sobre tênis de mesa

Apesar da ansiedade, Calderano reconhece que a disputa não será fácil, por dois motivos: alto nível e falta de ritmo.

“Sempre que eu venho para uma competição é com o objetivo de ganhar, fazer o meu melhor, e aqui não vai ser diferente. Sei que o nível é muito alto, todos os melhores jogadores do mundo estão aqui. Vou tentar impor o meu jogo, mas sei que vai ser um pouco difícil, porque a gente não está com muito ritmo de jogo. Então eu vou concetrar no meu jogo e vamos ver como vai ser”, completou.

O campeonato

A Copa do Mundo de tênis de mesa na China contará com a presença de Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, classificados para por terem realizado a final da Copa Pan-Americana, em fevereiro. Pelo seu ranking, Calderano é o cabeça de chave quatro e estreia apenas nas oitavas de final, na noite de sexta-feira (13) ou madrugada de sábado (14), ainda a ser definido.

Já Tsuboi, 44º colocado do ranking, está no grupo 4 e inicia sua campanha diante do sul-coreano Jang Woojin, número 18 do ranking mundial, nesta sexta (13), à meia-noite (de Brasília). Na sequência, às 6h, ele encara o austríaco Roberto Gardos, 28° do ranking. Para passar de fase, o brasileiro precisa ficar entre os dois primeiros do grupo. 

Bolha rigorosa

Para realizar a Copa do Mundo e os demais eventos previstos para os próximos dias do mês – o ITTF Finals e o WTT de Macau – a ITTF montou um rigoroso protocolo para garantir a segurança dos atletas em relação ao coronavírus.

Durante uma semana, os mesa-tenistas e técnicos não puderam deixar os quartos. Além disso, foram submetidos a testes antes do embarque e depois da chegada ao país asiático, e tiveram as bagagens desinfetadas. A cada troca de cidade na China, um novo teste, que se repete a cada dois dias nos treinamentos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE

Um membro da organização acompanha os atletas até o local de refeições e aos quartos. Os jogadores só podem treinar com aqueles que chegaram na China no mesmo voo, porque são divididos em grupos. Os cuidados frequentes com a higienização continuarão assim durante todo o torneio. 

Mais em Tênis de Mesa