Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasileiros treinam pela 1ª vez na China para Copa do Mundo

Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano ficaram presos nos quartos do hotel, de acordo com o protocolo estabelecido pela Federação Internacional, na “bolha” na China

Calderano e Tsuboi treinam na China
Após sete dias de isolamento, brasileiros treinaram para a Copa do Mundo de Tênis de Mesa (Arquivo pessoal)

Depois de uma semana da chegada de Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano em Weihai, na China, os brasileiros puderam treinar normalmente. Por conta da Covid-19 e do esquema de “bolha” para a realização da Copa do Mundo de tênis de mesa, os brasileiros tiveram que permanecer durante todo o período dentro do quarto no hotel. 

Além de terem sido submetidos a testes antes do embarque e depois da chegada ao país asiático, Tsuboi e Calderano tiveram as bagagens desinfetadas. Desde que chegaram na China, eles já passaram por quatro testes para detecção da Covid-19. A cada dois dias, os atletas são submetidos novamente aos exames. Os cuidados frequentes com a higienização continuarão durante todo o período de treinos e o torneio.

+ ‘Mudou o meu caminho, mas o destino segue o mesmo. É Tóquio’

“Só de sair do quarto, já é uma boa sensação. Treinei em dois períodos hoje. Por conta da atividade física que fiz no quarto neste período, não me senti tão defasado. Claro, teve uma perda, foram quase 12 dias sem treinar na mesa, entre a viagem e a quarentena. Eles separaram em grupos, de acordo com os voos, e demos até sorte, pois eu, Calderano, Kanak Jha (norte-americano) e Simon Gauzy (francês) podemos treinar juntos, enquanto atletas que vieram sozinhos com os técnicos só podem treinar entre eles, por enquanto”, relata Tsuboi.

Gustavo Tsuboi Tênis de Mesa Brasileiro Copa do Mundo
Gustavo Tsuboi treinou em Portugal de olho na Copa do Mundo (Diana Yalico/Divulgação)

“Depois de vários dias sem poder sair do quarto no hotel, finalmente hoje eu pude treinar. Os cuidados com a nossa segurança aqui são enormes, mas não podia ser diferente. Estou feliz de poder voltar aos treinos e finalmente voltar às competições internacionais”, disse Hugo Calderano, visivelmente aliviado em poder treinar novamente.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Brasileiros na Copa do Mundo

Os dois brasileiros estão classificados para a Copa do Mundo Masculina por terem realizado a final da Copa Pan-Americana, em fevereiro, com vitória de Hugo Calderano. Sexto do ranking mundial, Calderano também está classificado para o 2020 ITTF Finals, que reúne os principais atletas do Circuito Mundial, na semana seguinte, na China. Na Copa do Mundo, ele será o cabeça de chave número 4, estreando apenas nas oitavas de final. Tsuboi, 44 do mundo na atualidade, passa pela fase de grupos.

Mais em Tênis de Mesa