Siga o OTD

Tênis de Mesa

Gustavo Tsuboi treina em Portugal de olho na Copa do Mundo

O mesatenista brasileiro tem um ‘carinho grande’ pela competição, que será realizada na China, de 13 a 15 de novembro

Gustavo Tsuboi Tênis de Mesa Brasileiro Copa do Mundo
Gustavo Tsuboi quer chegar na Copa do Mundo em alto nível (Diana Yalico/Divulgação)

Gustavo Tsuboi foi vice-campeão da Copa Pan-Americana em fevereiro e garantiu vaga na Copa do Mundo de tênis de mesa. O brasileiro, atual 44º do ranking mundial, está se preparando em Portugal para a competição, que será realizada de 13 a 15 de novembro, na China, e o retorno dos outros eventos internacionais. O torneio acontecerá em uma espécie de ‘bolha sanitária’ para neutralizar os efeitos da pandemia do coronavírus.

+ Tênis de mesa brasileiro sonha com inédito ouro em Tóquio

“É tudo recente ainda. Eles querem que todo mundo chegue com 14 dias antes do início da Copa do Mundo Feminina, que vai acontecer entre 8 e 10 de novembro, para cumprir quarentena. Mas, como muitos jogadores têm compromissos nas ligas europeias e asiáticas, ainda não sabemos como vai ficar. De qualquer maneira, teremos que chegar 14 dias antes da nossa estreia. Depois de muito tempo sem competir, gera uma expectativa tanto dos jogadores quanto de quem ama o tênis de mesa”, disse.

“Tenho um carinho grande pela Copa do Mundo. Em Paris, consegui classificação para as fases finais. Fui para as oitavas, mas meu melhor resultado foi em 2015, na Suécia, quando cheguei às quartas de final e acabei perdendo para o Jun Mizutani (japonês). Mas não é fácil chegar nestas fases. Quero fazer o melhor nesta competição, mas preciso primeiro desenvolver meu nível e meu jogo”, completou Gustavo Tsuboi.

+ Giulia Takahashi relata intensa rotina de treinos em Portugal

Gustavo Tsuboi defende o Neu-Ulm, clube alemão que joga a Bundesliga. Na Copa do Mundo de 2018, na França, o atleta superou a fase de grupos, porém, acabou enfrentando nas oitavas de final o chinês Fan Zhendong, na época número 1 do mundo, e acabou eliminado. O mesatenista é o segundo melhor brasileiro no ranking da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), atrás apenas de Hugo Calderano, sexto colocado.

Adaptações ao novo normal

Gustavo Tsuboi
Gustavo Tsuboi defende o Neu-Ulm, clube alemão que joga a Bundesliga (ITTF/Divulgação)

Gustavo Tsuboi está se sentindo em casa treinando em Portugal. Além do idioma, o mesatenista tem a companhia da seleção brasileira feminina, que também está em solo português, integrando o programa Missão Europa, iniciativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Ele também tem por perto o atleta Thiago Monteiro, que agora joga pelo Sporting. São muitos compatriotas ao lado, mas muita coisa mudou no dia a dia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Não esperava ter tantos brasileiros neste momento aqui. Aqui em Portugal já é legal, por causa do idioma. É bem agradável. Mas, no ginásio temos algumas regras. Não podemos ficar muito próximos, às vezes damos apenas um oi, de longe. De qualquer forma, é bem legal estar num país tão parecido com o nosso”, comentou Gustavo Tsuboi, relatando as dificuldades de interação em tempos de pandemia.

Mais em Tênis de Mesa