Siga o OTD

Tênis de Mesa

Árbitros brasileiros são aprovados no quadro da ITTF

Foram qualificados 11 brasileiros que se submeteram aos testes, realizados em uma plataforma virtual; seis estados terão representação de novos oficiais no quadro internacional

Árbitros brasileiros ITTF
Brasileiros tiveram mais de 70% de aprovação na ITTF (Divulgação CBMT)

O Brasil terá 11 novos oficiais de arbitragem no quadro da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Dos 16 árbitros brasileiros que fizeram o exame, em uma plataforma virtual, quase 70% dos árbitros conseguiram a aprovação. A lista foi divulgada oficialmente pela entidade máxima da modalidade na última quinta-feira (25).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Seis estados terão novos árbitros no quadro internacional: Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Os aprovados no exame responderam a 50 questões em 60 minutos. São eles: Avelino Lasaro (SP), Carlos Silva (RJ), Eliana Pincerato (SP), Gabriel Azevedo (PE), Gilberto Branco Lopes (SP), Gilberto Silva (PR), Luiz Pablo Moura (RJ), Marlos Vynicius Montes (MS), Ricardo Kurdoglian (SP), Sérgio Almeida (PA) e Thiely Peralta (MS).

A notícia foi recebida com muita alegria pelo coordenador nacional de arbitragem da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Marcos Paulo Tavares. Ele acredita que o trabalho de renovação e preparação precisa ser constante, fazendo com que os novos árbitros internacionais possam alcançar a classificação Blue Badge (principal nível da arbitragem do tênis de mesa na ITTF), possibilitando um maior número de oficiais do Brasil em Mundiais e Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Atualmente, apenas a mineira Maria José Ferrer, conhecida no tênis de mesa como Musa, tem esta classificação no quadro internacional.

+ Mundial de tênis de mesa é adiado novamente

“Nosso quadro de árbitros está motivado e isso facilita a obtenção de resultados positivos. Hoje, eles acreditam na renovação, na capacitação e no estímulo para estudar e se aperfeiçoarem. A melhora no nível técnico dos jogadores brasileiros tem ajudado a arbitragem a se preparar melhor”, afirma o coordenador.

Nos próximos meses, a CBTM deve criar um grupo dentro dos quadros nacional e internacional, chamado de Promissores. São árbitros brasileiros mais jovens, de até 35 anos, com facilidade para compreensão de inglês ou espanhol, potencial para alcançarem o nível Blue Badge, e que serão preparados para buscarem este objetivo, aumentando a participação brasileira na elite mundial da arbitragem. Estes árbitros receberão acompanhamento aprimorado, aulas de inglês e participarão de vídeoaulas, com jogos e discussão das ações de arbitragem.

Mais em Tênis de Mesa