Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasileiros do tênis de mesa passam por período de treinamento na China

Em uma continuidade dos investimentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) visando melhores resultados, integrantes da seleção brasileira feminina – Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Lin Gui -, além de Rafael Torino e Vitor Ishy, estão passando por um período de treinamento na China, país referência na modalidade. Os atletas estão sendo acompanhados de perto pelo técnico Kazu Kusuoka.

Lin Gui é a única que não está mais no país. A chinesa naturalizada brasileira já está na Europa, onde disputará a Primeira Divisão de Portugal.

“Este período foi muito bom. O ritmo de treino foi muito forte e intenso. Nossos parceiros de treinos são meninas novas, elas são do juvenil, mas que têm um nível muito alto. Isso tudo foi muito bom para a gente”, disse a mesatenista.

As impressões que Lin teve foram bem parecidas com as da sua colega de seleção, Caroline Kumahara. A atleta, que fez uma boa campanha na Rio 2016, também fez questão de elogiar a estrutura do clube em que estão treinando, o Shandong Luneng.

“É muito bom vir treinar aqui, especialmente nesse clube. A China é muito forte e tem grande quantidade de praticantes da modalidade. Aqui temos qualidade de treino e quantidade de meninas, dando para treinar sempre com alguém diferente. Além disso, a estrutura é muito boa, desde o alojamento até academia. E o mais legal, é que tudo está no mesmo espaço”, avaliou Carol, que completou sobre as mesatenistas da China:

“A base aqui é muito forte, fazendo com que as meninas sejam muito regulares em acerto, com um tempo bom de bola e técnica boa. Essa atmosfera cria outro clima de treino e é muito mais fácil treinar bem quando todas as mesas ao seu lado têm um bom nível. Também aprender olhando a técnica delas é uma grande vantagem. Além disso, elas são muito rápidas, é outro tempo de bola”.

Para a atleta mais jovem da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Bruna Takahashi, esse treinamento com as chinesas irá ajudá-la a melhorar ainda mais o seu nível técnico.

“Treinar com as meninas com um nível técnico mais alto é sempre muito bom, pois para você poder acompanhar o ritmo delas, você tem que errar o menos possível, e isso nos ajuda a melhorar nosso nível também”, avaliou.

Bruna, Lin e Carol, no torneio por equipes do Jogos Rio 2016, enfrentaram a própria China na primeira rodada e foram derrotadas por 3 jogos a 0. Agora, no país que é potência na modalidade, as meninas, ao lado de Vitor e Rafael, aprendem a cada dia.

“É até difícil dizer cada coisa que aprendemos aqui. Olhando todos os dias, em cada um aprendemos alguma coisinha, detalhes. Está sendo muito bom”, finalizou.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa