Siga o OTD

Tênis de Mesa

Copa Brasil TMB Platinum é adiada por conta do coronavírus

Segundo a CBTM, a nova data será informada futuramente, tão logo a pandemia seja controlada

tênis de mesa coronavírus Copa Brasil TMB Platinum
(flickr)

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) comunicou, em nota oficial divulgada neste sábado (14), o adiamento da etapa da Copa Brasil TMB Platinum, que aconteceria entre os dias 16 e 19 de abril, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Nova data será informada tão logo a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, seja controlada.

A decisão sobre a Copa Brasil TMB Platinum segue as orientações do Ministério da Saúde, do Governo Federal, e está em linha com a decisão de cancelar todos os eventos, até o final de abril de 2020, da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Na manhã de sexta-feira (13), a ITTF decidiu suspender todas as competições internacionais que organiza, em razão do aumento do número de casos da Covid-19 e o aumento da classificação da doença pela Organização Mundial de Saúde para pandemia. A medida valerá a partir da próxima segunda-feira (16), e se estende até o final de abril.

O Aberto de Omã, em Mascate, e o Aberto Júnior do Peru, em Lima, que estão em andamento, seguem normalmente até o final desta semana, quando serão realizadas as finais. Em Omã, o brasileiro Thiago Monteiro já encerrou sua participação, enquanto no Peru há diversos atletas do Brasil nas disputas, que se encerram neste sábado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A suspensão afeta torneios importantes por conta do coronavírus, como a realização do Pré-Olímpico de Duplas Mistas, em abril, na Argentina. O Campeonato Mundial de Equipes, em Busan, na Coreia do Sul, os Abertos Platinum da Austrália e do Japão, e vários outros torneios na China, Coreia do Sul e Itália, já haviam sido suspensos. Na noite de quinta, o Aberto da Polônia foi interrompido após a disputa das fases preliminares.

Nas últimas semanas, a ITTF comunicou que está avaliando a situação de cada etapa dos calendários olímpico e paralímpico. Uma reunião emergencial para definir a manutenção ou cancelamento dos próximos torneios está marcada para segunda-feira (16). Entre as competições que serão avaliados estão a Seletiva para os Jogos Paralímpicos e o Aberto Platinum da China.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa