Siga o OTD

Tênis de Mesa

Tsuboi e Monteiro tentam classificação no Aberto do Qatar

Brasileiros tentam vaga na chave principal; Hugo Calderano já está classificado.

gustavo tsuboi
Gustavo Tsuboi estreia no Aberto do Qatar enfrentando o italiano Niagol Stoyanov (Abelardo Mendes Jr./Rede do Esporte)

Os brasileiros Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro estreiam no Aberto do Qatar nesta quarta-feira (4). A competição é do nível platinum – o mais alto em premiações e pontuações no ranking – do Circuito Mundial de tênis de mesa.

A dupla busca vagas na chave principal em Doha, enquanto Hugo Calderano, número sete do mundo, já está pré-classificado e inicia sua participação na quinta-feira (5).

A competição começou nesta terça, mas os dois brasileiros não precisaram passar pelos confrontos da fase preliminar 1. Monteiro enfrenta o dinamarquês Anders Lind, às 6h30 (horário de Brasília). Se passar, encara, às 13h20, o vencedor do confronto entre o alemão Ricardo Walther e o austríaco Robert Gardos.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Em 2019, Monteiro passou pela etapa preliminar do torneio vencendo quatro adversários na época. Entre eles, o nigeriano Quadri Aruna, que ocupava a 25ª colocação do ranking naquele momento.

“Eu tenho boas lembranças do Aberto do Qatar, desde a primeira vez que fui. Nem sempre tem a ver com o desempenho na mesa. Eu gosto de ir para o calor nessa época do ano, meio do inverno europeu. Por isso, eu já vou feliz para Doha”, conta o tenista.

Para Gustavo Tsuboi, atual número 43 do mundo, tentar a classificação, será preciso ganhar do italiano Niagol Stoyanov, às 7h20. Se vencer, pega o sérvio Peto Zsolt ou o sueco Jon Persson, às 14h10. O brasileiro conquistou, recentemente, o vice-campeonato pan-americano, em Porto Rico, sendo superado apenas pelo conterrâneo Calderano.

Na quinta, Hugo Calderano estreia diante de um adversário vindo da fase preliminar. Os confrontos possíveis em sua chave são contra o francês Simon Gauzy (na sexta, oitavas de final), o japonês Koki Niwa e o chinês Xu Xin (ambos nas quartas de final, no sábado). O brasileiro foi o vice-campeão do torneio em 2018.

Mais em Tênis de Mesa