Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano cai nas quartas, mas tem melhor resultado em Copas

Brasileiro fez sua melhor participação em Copas do Mundo e fica entre os oito melhores pela 10ª vez em 2019

Hugo Calderano, do tênis de mesa
ITTF

Hugo Calderano concluiu, na manhã deste sábado (30) a sua participação na Copa do Mundo Individual Masculina, em Chengdu, na China. Após uma grande virada nas oitavas de final, contra o norte-americano Kanak Jha, por 4 a 3 (9/11, 9/11, 11/6, 9/11, 11/7, 11/5 e 11/8), ele caiu nas quartas de final, também de virada, para o jovem Lin Yun-Ju, de Taiwan, por 4 a 1 (11/5, 4/11, 6/11, 6/11 e 3/11).

Esta foi a melhor participação do brasileiro em competições mundiais major, incluindo Mundiais, Copas do Mundo e Jogos Olímpicos. Considerando torneios do Circuito Mundial e eventos pan-americanos, foi a décima vez na temporada em que fica, pelo menos, entre os oito melhores.

Mas para se inserir no grupo dos oito melhores da Copa do Mundo, ele precisou suar contra Kanak Jha. No primeiro set das oitavas, o norte-americano dominou as ações e chegou a estar vencendo por 8 a 2. O brasileiro reagiu e quase buscou o resultado. No segundo set, Calderano teve o controle da partida até o momento em que o placar apontava 9 a 5. Jha foi buscar a virada e conseguiu marcar seis pontos consecutivos, fechando novamente.

No terceiro set, Kanak Jha não manteve o ritmo e Calderano se aproveitou disso, fechando em 11 a 6. O quarto set foi equilibrado, e o norte-americano foi melhor nos momentos decisivos. O ritmo de Jha se mantinha no quinto set, quando ele abriu 7 a 4 e estava a quatro de fechar a partida.

Até que o técnico Jean-René Mounie pediu tempo. E Calderano finalmente entrou na partida. Fez sete pontos consecutivos e conseguiu reverter a situação no set. No sexto, voltou a estar perdendo por 4 a 2 e depois foi praticamente perfeito, se impondo novamente no set desempate, onde confirmou a vitória no confronto, em virada espetacular.

Pouco mais de quatro horas após as oitavas de final, Calderano voltou para a mesa, para enfrentar o jovem Lin Yun-Ju, de apenas 18 anos. Canhoto, perigoso, é um dos grandes nomes da nova geração e, atualmente, é o décimo do ranking mundial.

Calderano começou com ritmo forte e fechou, até com certa tranquilidade, o primeiro set. E a partir de então, o taiwanês dominou totalmente o confronto, impondo seu ritmo e aproveitando os erros do brasileiro, conseguindo a virada para 4 a 1 e a classificação para a semifinal.

Mais em Tênis de Mesa