Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano é eliminado por japonês na estreia do T2 Diamond

Em torneio com regulamento completamente diferente, Hugo Calderano é eliminado do T2 Diamond por Koki Niwa

O brasileiro Hugo Calderano não conseguiu passar das oitavas de final do T2 Diamond, torneio disputado em Singapura pelos 15 melhores colocados do ranking mundial e por um convidado da organização. Ele foi derrotado pelo japonês Koki Niwa, número 11 do mundo, por 4 a 2 com parciais de 11/10, 8/11, 11/6, 3/11, 5/3 e 5/2.

Quem conhece de tênis de mesa certamente vai estranhar o placar dos sets que definiram a vitória do japonês, que havia sido derrotado por Hugo Calderano, semana passada, nas quartas de final do Aberto da Áustria, competição em que o brasileiro terminou com a medalha de bronze. O fato é que o T2 Diamond, além de distribuir uma quantidade grande de pontos para o ranking mundial e uma alta premiação, tem regulamento diferente das outras etapas do circuito.

+ SE INSCREVA NO CANAL DO OTD NO YOUTUBE

O primeiro set acabou em 11/10, sim, apenas um ponto de diferença. É que no T2 Diamond não há necessidade de abrir dois de vantagem para fechar a parcial. Depois do empate em 10 a 10, quem fizer o primeiro ponto, vence. E foi o que fez Koki Niwa para abrir 1 a 0 no jogo.

Hugo Calderano reagiu no segundo set e chegou a abrir 8 a 4, mas o japonês marcou quatro pontos seguidos e conseguiu o empate. A reação de Koki Niwa, no entanto, parou por aí. O brasileiro foi consistente no final da parcial, marcou três pontos e fechou em 11 a 8.

No terceiro set, o japonês voltou a dar as caras e logo de cara abriu 3 a 1. No decorrer da parcial, foi ampliando a vantagem até fechar em 11 a 6 e fazer 2 a 1 no jogo.

Hugo Calderano voltou no quarto set disposto a não deixar Koki Niwa ficar perto da vitória. Foi um verdadeiro massacre. Em poucos minutos, o brasileiro já vencia por 8 a 0. O japonês só conseguiu trocar alguns pontos no final, mas a vitória do mesatenista carioca foi definida por 11 a 3.

Com o 2 a 2 no placar, entrou em cena outra regra diferente no T2 Diamond. Nesse torneio, as partidas são controladas por tempo. O jogo só tem sets disputados até 11 durante os 24 primeiros minutos. A partir do fim desse período, os sets seguintes são disputados no sistema chamado “Fast 5”. Ou seja, quem marcar cinco pontos primeiro, vence. Koki Niwa se deu melhor jogando assim e conseguiu vencer os dois sets seguintes, por 5 a 3 e 5 a 2, e fechou o jogo em 4 sets a 2.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa