Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano disputa torneio com melhores do mundo em Singapura

Calderano participa do T2 Diamond, torneio que reúne os melhores do mundo e tem regras diferenciadas e alta premiação

Hugo Calderano, do tênis de mesa mundial de tênis de mesa adiamento coronavírus
ITTF

A maratona de jogos internacionais continua para Hugo Calderano. Poucos dias depois de jogar uma etapa platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, o Aberto da Áustria, o brasileiro já encara mais um desafio, em Singapura: o T2 Diamond. São convidados para disputar este torneio os 15 primeiros do ranking mundial, além de um atleta escolhido pela organização. Calderano é o sexto colocado do ranking mundial.

“No tênis de mesa, não estávamos acostumados a participar de tantas competições. Havia mais tempo para treinar, não era tão corrido quanto no tênis, por exemplo. Mas, com a mudança no ranking, já há dois anos, passamos a ter que jogar mais. Especialmente no ano anterior aos Jogos Olímpicos, é muito importante disputar todas essas competições”, disse o brasileiro, lembrando que as regras do ranking passaram a exigir presença em uma quantidade mínima de eventos internacionais.

A estreia em Singapura está marcada para esta quinta-feira (21), no quarto jogo da série, por volta de 11h (de Brasília). O adversário será o japonês Koki Niwa, número 11 do mundo, que foi batido por Calderano no último sábado, nas quartas de final do evento na Áustria.

“O jogo contra o Niwa provavelmente será bem difícil. É sempre especial quando dois jogadores se chocam em eventos seguidos. A campanha na Áustria foi muito boa e o Hugo vai tentar manter esse tipo de desempenho até o Grand Finals, em dezembro”, avaliou o técnico Jean-René Mounié.

As partidas do T2 Diamond são consecutivas, em sessões com quatro partidas e mesa única. O confronto se desenrola por 24 minutos. Em caso de empate em 10 a 10 no set, quem fizer o primeiro ponto vence. Se um atleta não conseguir fechar os quatro sets neste período de tempo, a disputa entra no T5 e os sets passam a ser vencidos por quem fizer cinco pontos primeiro.

Na disputa da primeira etapa, em Johor Bahu, na Malásia, Calderano caiu nas oitavas de final, para o chinês Fan Zhendong, atual número 1 do mundo. O principal atrativo em Singapura é a pontuação no ranking mundial. O brasileiro faturou 400 pontos na primeira etapa, mas o campeão, por exemplo, soma mil pontos. O que poderia aproximar o brasileiro do quinto colocado no ranking, o japonês Tomokazu Harimoto. A premiação é outro fator de motivação:  o vencedor fatura US$ 100 mil (cerca de R$ 420 mil, no câmbio atual).

“Essa competição não fazia parte do nosso planejamento inicial. Por causa dos pontos atribuídos ao ranking mundial, o Hugo precisa participar. Chegamos em Singapura com algumas incertezas, pois ele não treina há muito tempo, por causa de várias competições consecutivas. De qualquer forma, ele vai dar o melhor dele, e vamos utilizar esse tempo na Ásia como preparação para a Copa do Mundo na China, na próxima semana”, completou o treinador.

Mais em Tênis de Mesa