Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence sul-coreano e está nas quartas na Áustria

Brasileiro sexto melhor do mundo se impôs sobre Jeoung Youngsik em cinco games em Linz e agora terá japonês número 13 do ranking

Hugo Calderano no Aberto da Áustria de tênis de mesa
arquivo

O brasileiro Hugo Calderano venceu o sul-coreano Jeoung Youngsik nesta sexta-feira (15) e se classificou para as quartas de final do Aberto da Áustria de tênis de mesa. Ele dominou o rival por quase todo o jogo, cedendo apenas um game, e fechou em 11/9, 11/2, 8/11, 18/16 e 11/7.

O resultado foi válido pela segunda rodada (veja abaixo o match point), ou oitavas de final, do Aberto da Áustria e já iguala o desempenho de Hugo Calderano no ano passado, quando também chegou nas quartas.

Na próxima rodada Hugo Calderano vai brigar pela semifinal contra Koki Niwa, 13º no ranking mundial. O japonês venceu por 4 a 2 o sueco Mattias Falck, nono do mundo, com 8/11, 11/5, 11/7, 16/14, 9/11 e 11/9 nas parciais. O brasileiro é o sexto, o melhor não asiático do mundo no tênis de mesa.

+ Calderano revê palco de primeira final europeia no Circuito Mundial

Jogo duro, mas dominado

Na partida contra o Jeoung Youngsik, que entrou na competição como o 21º do ranking, Hugo Calderano foi melhor tanto com o serviço quando na devolução.

O brasileiro anotou 30 pontos quando colocou a bola em jogo (confira abaixo um deles, uma bolaça!) contra 23 do rival. Na situação invertida, foi 29 a 22 para o atual bicampeão pan-americano.

Na primeira parcial, Calderano assumiu o controle do jogo com pontos curtos. Na segunda, já com o tempo do de bola ajustado, foi praticamente perfeito e não deixou brechas para o adversário.

Youngsik mostrou-se um rival duro de ser batido a partir do terceiro game, quando melhorou a recepção e venceu por 11 a 8.

Na quarta parcial seguiu dificultando a vida do brasileiro alongando os ralis e afastando Calderano da mesa. Com 10 a 9 no placar, o sul-coreano teve a chance de fechar e, a partir de então, o jogo foi a um nível de concentração máxima. Hugo Calderano conseguiu salvar três game points consecutivos, Youngsik mais dois, e assim se revezaram até a definição da parcial quase 20 minutos depois do início.

A vitória após um game tão longo e disputado serviu para fortalecer Calderano, que retomou o controle do jogo no quinto game. Assim, fechou a partida com mais tranquilidade: 11 a 7.

“Essa vitória foi muito boa. O Jeoung Youngsik está jogando o melhor dele há seis meses. O nível do Hugo foi muito bom, a intensidade nos momentos chaves da partida foi muito alta. No início da partida, ele dominou bastante, conseguindo sempre fechar o jogo curto. Passo a passo, o confronto foi mais aberto e mais equilibrado. Mas, o Hugo está com boas condições técnicas e físicas, e conseguiu impor, mais uma vez, o jogo dele”, analisou o técnico Jean-René Mounie.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Cabeça a cabeça das quartas

Nos confrontos diretos das quarta de final do Aberto da Áustria, de acordo com os registros da federação internacional de tênis de mesa, Hugo Calderano perdeu o único confronto contra Mattias Falck, por 4 a 2, na rodada dos 32 do Aberto da Alemanha, em Bremen, no ano passado. Contra Koki Niwa não há registro de confronto.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa