Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano e cia disputam último aberto platinum da temporada

Competição na Áustria começa nesta segunda-feira e vale pontos preciosos no ranking mundial

Hugo Calderano, do tênis de mesa
arquivo

Os brasileiros Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy participam do Aberto de Lins do Circuito Mundial de Tênis de Mesa 2019, o último nível platinum. A competição na Áustria começa nesta terça-feira (12), em Linz, e é uma das últimas oportunidades de somar pontos preciosos na corrida olímpica.

Hugo Calderano é o melhor brasileiro no ranking mundial, o sexto e também o melhor não asiático. Ele entra no Aberto de Lins como cabeça de chave número 4 do torneio individual e busca um bom resultado para manter seu posicionamento ou melhorar no ranking, fator fundamental para fugir dos chineses num prematuro confronto em Tóquio 2020. Ele já estreia na chave principal, na quinta-feira (14).

Os demais estão na briga também por vagas na equipe olímpica. Bruna, 51ª do ranking feminino, é a melhor brasileira da atualidade. Tsuboi (28°), Ishiy (77°) e Monteiro (78°) buscam garantir presença na Seleção masculina.

+ Vote no Atleta da Torcida do Prêmio Brasil Olímpico

“Temporada Olímpica”

“É a “temporada olímpica”, então, com certeza, os resultados agora são muito importantes. Me sinto jogando bem ultimamente, mas prefiro não criar expectativas. Mesmo o meu ranking sendo melhor agora, o nível do torneio continua sendo muito alto”, diz Vitor Ishiy, o brasileiro que mais cresceu na lista mundial nos últimos meses.

De fato, ele estreia na fase preliminar 2, contra o taiwanês Feng Yi-Hsin, às 13h (de Brasília), mas se vencer ainda terá de encarar mais duas fases até chegar na chave principal.

Thiago Monteiro também começa na mesma fase e horário, contra o vencedor do confronto entre o holandês Eric Glod e o russo Maxim Chaplygin.

Tsuboi joga um pouco mais tarde, às 15h30, pela mesma etapa, contra o vitorioso do duelo entre o austríaco Thomas Ziller e o honconguês Ho Kwan Kit. No feminino, Bruna enfrenta a alemã Chantal Mantz, às 9h50, também pela preliminar 2. O adversário de Hugo Calderano ainda não está definido.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Além das disputas individuais, o Brasil terá representantes nos torneios de duplas masculinas e duplas mistas. No primeiro, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy estreiam contra a parceria formada pelo finlandês Benedek Olah e o eslovaco Lubomir Pistej, às 11h10. Nas mistas, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi encaram os bielorrussos Aliaksandr Khanin e Daria Trigolos, às 12h20.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa