Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano bate russo e está na semifinal em Olomouc

Brasileiro não encontrou muita resistência de Alexander Shibaev nas quartas de final e agora pega alemão Dimitrij Ovtcharov na disputa pela decisão

O brasileiro Hugo Calderano venceu mais uma no Aberto da República Checa de tênis de mesa. Neste sábado (24), ele passou pelo russo Alexander Shibaev sem maiores problemas. Anotou 4 games a 1, com 11/9, 11/6, 6/11, 11/1 e 11/4 e se classificou para a semifinal onde encontra neste domingo, às 5h45, o alemão Dimitrij Ovtcharov.

Além de bater o russo, Hugo Calderano também teve de superar dores no tornozelo após pisar de mau jeito durante o terceiro set. Ele recebeu atendimento médico, mas Shibaev confirmou a vitória na parcial. Depois o brasileiro fez sonoros 11 a 1 no quarto game e também não encontrou problemas no quinto.

“Acho que o Hugo jogou muito bem do início até o final. É verdade que ele dominou totalmente os dois últimos sets, mas mesmo no início ele desenvolveu um nível ótimo”, analisou o técnico Jean-René Mounie.

O adversário da semifinal é um velho conhecido de Hugo Calderano. Ovtcharov já foi medalhista olímpico e primeiro colocado do ranking mundial. Atualmente com 30 anos, é o número 11. Calderano e Ovtcharov só se enfrentaram uma vez em competições internacionais: em 2014, no Aberto do Catar, com vitória do alemão, por 4 a 2.

O duelo na semifinal seria com um alemão de qualquer maneira, pois Ovtcharov jogou contra seu compatriota Patrick Franciska, outro conhecido rival de Calderano na Alemanha.

A outra semifinal tem Timo Boll, outro da Alemanha, contra Lin Yun-Ju, de Taipei. Boll já chegou a ser o melhor não asiático do ranking mundial, posto hoje ocupado por Hugo Calderano. O brasileiro é o sexto e o alemão o oitavo na lista. Ovtcharov está em 11º e Lin Yun-Ju é o 13º.

Foi a terceira vitória de Hugo Calderano no Aberto da República Checa, que está sendo disputado na cidade de Olomouc. Por enquanto o brasileiro, campeão Pan-Americano em Lima, perdeu apenas dois games. Além do cedido para Alexander Shibaev, teve outro para o também brasileiro Gustavo Tsuboi, na primeira rodada do eliminatório. Na segunda Calderano fez 4 a 0 no indiano Sathiyan Gnanasekaran.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa