Siga o OTD

Pan 2019

Calderano vai à final e pega “chinês dominicano” pelo ouro

Brasileiro Hugo Calderano disputa, às 21h15 da noite, a final do torneio individual masculino do tênis de mesa contra Wu Jiaji, chinês naturalizado dominicano

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Hugo Calderano está a uma vitória do bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos. No começo da tarde, ele derrotou o canadense Eugene Wang na semifinal do torneio individual masculino de tênis de mesa e se classificou para a decisão, que será disputada às 21h30 desta quarta-feira. Na disputa pela medalha de ouro, o brasileiro vai ter pela frente o chinês Wu Jiaji, que até a categoria juvenil defendeu as cores do seu país, mas que participa da competição em Lima naturalizado pela República Dominicana.

Sexto colocado no ranking mundial e melhor mesatenista não-asiático do planeta, Hugo Calderano só entrou no torneio de simples dos Jogos Pan-Americanos nas oitavas de final. Na estreia, ele derrotou o chileno Juan Lamadrid por 4 a 1 e depois passou pelo mexicano Marcos Madrid por 4 a 0 nas quartas. Na semifinal, o canadense Eugene Wang fez tudo para complicar o brasileiro, que, apesar disso, conseguiu vencer com parciais de 8/11, 11/7, 11/6, 7/11, 11/8 e 11/6.

+ TUDO SOBRE A MODALIDADE NO PAN

“Foi um jogo muito difícil. O canadense tem um controle de bola muito bom. Ele estava recebendo muito bem os meus saques, tem um feeling muito bom para o tênis de mesa. Então, eu sabia que eu tinha que ser muito agressivo. A chave foi no início de cada ponto tentar forçar bastante o meu saque e a recepção para começar com vantagem nos rallies”, explicou Calderano.

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O caminho do adversário de Hugo Calderano começou uma fase antes. Na primeira rodada, o “chinês dominicano” bateu o cubano Jorge Campos por 4 a 2. Nas oitavas, ele superou o brasileiro Gustavo Tsuboi, também por 4 a 2. Na quartas, a vitória foi de 4 a 1 sobre Brian Afanador, de Porto Rico. Para assegurar um lugar na decisão, Wu Jiaji derrotou o americano Kanak Jha por 4 a 2.

“É um tópico um pouco tabu. Isso faz parte do tênis de mesa porque tem muitos e no feminino há ainda mais chinesas naturalizadas. Mas eu sei que eu tenho que lidar com isso e meu trabalho é jogar e competir contra eles”, afirmou Hugo sobre o fato de enfrentar na decisão o “chinês dominicano” responsável de tirar a disputa o cabeça de chave número 2, Gustavo Tsuboi, e o número 3, Kahak Jha.

Apesar da ótima campanha feita pelo adversário, Hugo Calderano se mostra tranquilo e confiante na possibilidade derrotá-lo e garantir mais uma medaha de ouro para o Brasil. “Eu nunca joguei contra ele, mas já vi ele jogar algumas vezes. Ele joga na Liga Francesa, jogou alguns campeonatos internacionais já pela República Dominicana e antes fez parte da seleção juvenil chinesa. Ele tem um estilo diferente desse canadense que eu enfrentei na semifinal. Ele é mais agressivo, segura a raquete da forma classineta. Eu ainda não estudei muito bem o jogo dele, mas isso daí é mais para o meu técnico e eu vou focar mais em como eu preciso entrar na partida, bem agressivo e a gente vai conversar um pouco sobre o jogo antes”.

Como a semifinal terminou apenas cinco horas antes da decisão da medalha de ouro, Hugo Calderano prefere se concentrar em fazer ter o melhor desempenho possível, enquanto o técnico Jean-René Mounie, que é francês, ficará responsável em analisar o adversário e passar todas as dicas possíveis para o brasileiro. “O meu treinador conhece bem ele. Meu técnico é francês e o meu adversário joga na liga francesa. Então, ele já o viu jogar muitas vezes. Ele vai saber uma boa estratégia para a partida. Geralmente eu não vejo muito vídeo, procuro focar mais em mim e em como me preparar, enquanto ele estuda mais e a gente conversa cinco minutinhos antes do jogo e ele me passa algumas informações que ele acha que são importantes”.

Hugo busca o segundo ouro em Lima

Na decisão contra Wu Jiaji, Hugo Calderano busca o bicampeonato do torneio individual, mas também seu segundo ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Na terça-feira, ele foi campeão do torneio de duplas jogando ao lado de Gustavo Tsuboi. O plano do brasileiro é sair da capital peruana com três títulos de campeão, já que a partir desta quinta-feira começa a disputa por equipes e ele representará o país ao lado de Tsbuboi e de Eric Jouti.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019