Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence português e pega número um do mundo na Austrália

Hugo Calderano passou pelo português Marcos Freitas e agora enfrenta o chinês atual número um do mundo no Aberto da Austrália

Hugo Calderano no tênis de mesa

O brasileiro Hugo Calderano conseguiu a sua segunda vitória no Aberto da Austrália de tênis de mesa. Passou pelo português Marcos Freitas nesta sexta-feira (12), pelas oitavas de final. Na próxima rodada o brasileiro terá pela frente o atual número um do mundo, o chinês Xu Xin.

Hugo Calderano venceu os três primeiros games contra Marcos Freitas, mas todos foram muito equilibrados e decididos pela diferença mínima. O segundo, inclusive, precisou vazar a marca dos onze pontos. As parciais foram de 11 a 9, 13 a 11 e 11 a 9 de novo.

A partida seguiu equilibrada nos dois games seguintes, mas desta vez o fiel da balança pendeu para Marcos Freitas. Ele venceu com a diferença novamente não superando os dois pontos, e novamente um game precisou avançar dos 11 pontos: 14 a 12 e 11 a 9 para o português e 3 a 2 no placar do jogo.

Hugo Calderano voltou a se impor no sexto game e conseguiu fazer 11 a 8, maior diferença do jogo no fechamento de parciais.

O equilíbrio do desafio se mostra nos números. Hugo Calderano marcou 67 pontos contra 62 de Marcos Freitas nos seis games. Desse total, o brasileiro ganhou 38 com o serviço e o português, 35. Na devolução, números também parecidos: 29 a 27 para Calderano.

“O Hugo fez um jogo excelente, especialmente no início, quando conseguiu impor o estilo dele, com nível bem alto de saque e recepção. Mas não conseguiu fechar em 4 a 0 e o Freitas passou a jogar com muita consistência. Felizmente, o Hugo conseguiu manter o foco para vencer”, analisou o técnico Jean-René Mounie.

Xu Xin

Na próxima rodada, as quartas de final, Hugo Calderano enfrenta o chinês Xu Xin, atual líder do ranking mundial e campeão olímpico por equipes. Ele venceu Lin Yun-Ju, de Taipei, nesta sexta-feira, por 4 a 0. O jogo será neste sábado, às 4h45 pelo horário de Brasília.

Rémy Gros/ITTF

“Ele está bem fisicamente e tecnicamente, e espero que ele possa dar o melhor dele contra o Xu Xin. Para ganhar, terá de impor seu jogo durante as primeiras bolas e ser bem agressivo”, avisa Jean-René Mounie.

O brasileiro começou o torneio como o número sete do mundo, o primeiro não asiático na lista, dominada pelos chineses. Marcos Freitas era o 30º.

Xu Xin vem de título no Aberto do Japão, competição Platinum, e ganhou o Aberto da Austrália no ano passado. Além do Japão, jogou três torneios esse ano e chegou na semifinal dos três: Aberto da Hungria, o primeiro da temporada, e os platinuns de tênis de mesa do Catar e da China.

Será a quarta vez na história que eles se enfrentam, com três vitórias do chinês até o momento. O último confronto aconteceu há dois anos no Mundial de Dusseldorf, na Alemanha.

Os chineses, como era de se esperar, já estão tomando conta da chave eliminatória. Dos oito sobreviventes, quatro são daquele país. E podem ser cinco, basta o atual bi campeão olímpico Ma Long vencer o sul-coreano Lee Sangsu. Além de Calderano, somente o sueco Mattias Falck e o alemão Patrick Franziska, não são asiáticos.

Hugo Calderano de volta

O Aberto da Austrália, em Geelong, é o primeiro de Hugo Calderano após um período de breve descanso, no intervalo da temporada europeia. Inicia o último quarto do ciclo olímpico.

+ PÁGINA ESPECIAL DE HUGO CALDERANO

No início de agosto, vai buscar o bicampeonato individual e de equipes no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos. Em novembro, disputa a Copa do Mundo Individual, podendo também ter pela frente a Copa do Mundo de Equipes, evento-teste para a Olimpíada no Japão. Além disso, os eventos regulares do Circuito Mundial.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa