Siga o OTD

Tênis de Mesa

Danilo Toma é o destaque do primeiro dia da Copa Brasil de tênis de mesa

Se ser campeão já é bom, ser campeão em casa tem um gosto ainda mais especial. Danilo Toma é atleta do Fundação Municipal de Esportes de Concordia – SC, mas nasceu em Londrina, Paraná, e, pela primeira vez, pôde levantar uma taça no estado natal. Ele conquistou o ouro no Rating A, categoria mais alta, em uma final emocionante contra Isaac Zauli, do Santa Cecília/Saldanha da Gama/LSTM – SP, por 3 sets 1 (11/8; 11/5; 7/11 e 11/7) na abertura da terceira etapa da Copa do Brasil e não escondeu o quanto o resultado é importante para o andamento da temporada, almejando, inclusive, a seletiva para a seleção brasileira.

“Eu estava até pensando nisso! É a primeira vez que ganho aqui e fico muito feliz por estar sendo vitorioso no meu estado. É muito gratificante! Confesso que (a seletiva) não era um objetivo no começo, mas acaba se tornando. Você vai fazendo bons jogos e, conforme vai conquistando bons resultados, essa expectativa aumenta. Mas sempre mantendo a cabeça no lugar para tentar chegar na seletiva e fazer um bom campeonato”, disse.

Danilo salientou ainda que o ouro no primeiro dia de Copa Brasil aumenta a segurança para o restante da competição, que vai até domingo.

“Me dá muita confiança. O Rating A é um campeonato muito disputado, com atletas de alto nível, e acho que ganhando desses atletas, como Siddharta, Israel e Isaac, ganho ainda mais ânimo para dar o meu melhor nos próximos compromissos”, afirmou.

Já na categoria Rating B Feminino, a mais alta do dia, Isabela Cassemiro foi quem levou a melhor e acha que o ouro pode influenciar de forma positiva na continuidade desta edição da Copa Brasil.

“Eu sabia que teria de me esforçar bastante pois teria adversárias bem difíceis pela frente. Estudei muito o jogo delas, apesar de conhecê-las. Acredito que esse ouro aumente a visualização das outras atletas, mas sabemos que agora é outra competição. Acredito que, com essa conquista, eu me solte mais, agora”, ressaltou.

A terceira etapa da Copa do Brasil conta com mais de 400 inscritos. Os destaques masculinos são: os medalhistas de ouro e prata da etapa passada da Copa Brasil, em Piracicaba, Humberto Manhani (FME Criciúma – SC) e Danilo Toma (FME Concórdia – SC), respectivamente, estarão novamente querendo alcançar a grande final do Absoluto A. Mas a tarefa não será fácil, a categoria ainda terá nomes como: Siddharta Almeida (Associação Esportiva Lassalista – AM), Rodrigo Yonesake (São Caetano/SEEST/XIOM – SP), Henrique Narita (Associação Videirense – SC) e Isaac Zauli (Santa Cecília/ Saldanha da Gama/ LSTM – SP).

No feminino, o grande nome é da três vezes participante de Jogos Olímpicos (Sydney/2000, Atenas/ 2004 e Londres/2012), Lígia Silva (FME Concórdia – SC). Concorrentes da mesatenista na busca pelo título do Absoluto A são: Alexia Nakashima (Associação Joinvilense de Tênis de Mesa – SC), Carina Musashige (FME Concórdia – SC), Kátia Kawai (São Caetano/ SEEST/ XIOM – SP) e Leticia Nakada (São Caetano/ SEEST/ XIOM – SP).

Entre os paralímpicos, três mesatenistas defenderam o Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro: Thais Severo (ADFEGO Goiás-GO), Welder Knaf (ADFP Paraná-PR) e Claudiomiro Segatto (ADFP Paraná- PR). A competição será realizada até domingo (9) no Ginásio Alcides Pan.

No paralímpico, além dos três, outros grandes mesatenistas que já venceram etapas de Copa Brasil e de Campeonato Brasileiro participarão do torneio em Toledo: Maria Luiza Passos (ADFP Paraná-PR), Sônia Oliveira (ADFP Paraná-PR), Claudio Massad (Associação Nova Era de Tênis de Mesa – SP), Elem Silva (ADEFA Amazonas – AM), Simone Vieira (AABB Brasília – DF) e Jean Carlo (FME Criciúma- SC) são alguns dos vários destaques no evento paralímpico.

Confira abaixo a programação de cada dia da Copa Brasil em Toledo:

Quarta-feira – 5/10:

Rating Feminino e Masculino

Quinta-feira – 6/10:

Ranking Pré-Mirim, Infantil e Juventude

Sexta-feira – 7/10:

Abertura oficial do evento
Ranking Mirim, Juvenil, Absoluto C ao E e Sênior/Lady

Sábado – 8/10:

Ranking Mirim, Juvenil, Absoluto A ao E, Veteranos e Classes Paralímpicas

Domingo – 9/10:

Ranking Mirim, Juvenil, Absoluto A ao E e Sênior

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa