Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasileiros buscam última vaga para o Mundial Juvenil

Equipes feminina e masculina foram derrotadas nas quartas de final do Pan-Americano e disputam última vaga em nova fase eliminatória

Livia Lima marcou o ponto brasileiro contra o México (ITTF)

O Brasil segue em busca de uma vaga no mundial juvenil de tênis de mesa da Tailândia. Nesta terça-feira (25), no Pan-Americano Juvenil, em Cancún, no México, as equipes masculina e feminina caíram nas quartas de final, fazendo com que os brasileiros tenham que brigar na repescagem pela terceira e última vaga contra os outros países eliminados na mesma fase e nas semifinais.

No feminino, Livia Lima, Giulia Takahashi e Laura Watanabe enfrentaram a equipe chilena nas quartas de final e foram derrotadas por 3 a 1. O ponto brasileiro na disputa foi marcado por Lívia, na vitória por 3 a 0 sobre Jerusalen Flores (11/3, 11/3 e 11/6), mas a sequência de jogos foi muito disputada, incluindo uma derrota por 3 a 2, logo na primeira partida, com Giulia Takahashi, que foi superada pela experiente Valentina Rios.

As meninas enfrentam o México, nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília). Se vencerem, ainda terão de passar pelo vencedor de Equador x Chile para confirmarem a vaga no mundial juvenil.

Guilherme Teodoro, Lauro Sebold, Eduardo Tomoike e Rafael Torino também estão na disputa pela terceira vaga, após caírem nas quartas de final, mas já passaram pelo primeiro desafio da repescagem do masculino e permanecem na busca por uma vaga no mundial juvenil.

Eles enfrentaram a equipe de tênis de mesa do Canadá, em disputa bem equilibrada, com derrota por 3 a 2, depois de novo jogo decidido no quinto set, com Rafael Torino. Na sequência, pela primeira rodada da repescagem, triunfo sobre Porto Rico, por 3 a 1.

“Perdemos dois jogos bem apertados, no final. Mas ainda estamos em busca da classificação ao Mundial. Não temos chance de ficar entre os dois primeiros, que garantem vaga direta. Mas estamos em busca do terceiro lugar, que garante a última vaga no feminino e no masculino”, contou Hideo Yamamoto, técnico das categorias de base da Seleção Brasileira, que acompanha a delegação no México.

O próximo desafio da equipe brasileira de tênis de mesa será contra os argentinos, às 13h. Se vencerem, ainda terão de encarar o vencedor de Canadá x Peru para buscarem a terceira vaga.

“A situação é difícil, mas nós temos chance. Para buscarmos essa vaga, temos que jogar no nosso melhor nível. Se fizermos isso, a chance de conseguir é muito grande. Os atletas estão com muita raça. A vontade, a determinação e a luta estão me orgulhando”, finalizou Yamamoto.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa